Economia Titulo
Pequenas gráficas iniciam programa de cooperação
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
27/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A partir de julho, o Grande ABC terá mais um APL (Arranjo Produtivo Local): o das indústrias gráficas. O acordo, assinado entre o Singrafs (Sindicato das Indústrias Gráficas do ABC e da Baixada Santista) e o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), prevê investimento de R$ 1,07 milhão, sendo 52% financiados pelo Singrafs e o restante pelo Sebrae. A região conta com os APLs do setor plásticos, de metal mecânica e de móveis.

Participarão do grupo, que inicia suas atividades em julho, 35 empresas com no máximo 99 funcionários e faturamento mensal médio de R$ 200 mil. "Tivemos de fazer uma triagem entre os 120 associados do Singrafs, selecionando os que têm o perfil que precisa de auxílio. Esse trabalho já se iniciou há três anos", relatou Adriano Assis, presidente do sindicato.

Segundo Assis, existem três principais objetivos dessa primeira etapa do APL, que dura 26 meses. Um deles é a redução em 10% do desperdício de matéria-prima, como papel e tinta. "Se diminuirmos o gasto para acertar o set up das máquinas (o ajuste delas antes de começar a imprimir), poderemos ter um preço mais competitivo", explicou, ressaltando que a matérias-primas correspondem a 45% do orçamento das empresas.

Outro ponto é conseguir melhorar e qualificar a mão de obra, elevando a proatividade em 10%. O grupo pretende, ainda, aumentar em 20% o faturamento das integrantes.

CONCORRÊNCIA - O Sebrae-SP, que acompanha o processo de formação da APL desde o início, entra com suas ferramentas de gestão. "Foi uma longa trajetória. Por dois anos se deu o período do diagnóstico, em que identificamos as dificuldades e necessidades de quem requeria ajuda. Em seguida, fizemos palestras sobre a importância de se atuar em conjunto. Havia muita resistência entre as empresas, que se enxergavam como concorrentes, em aceitar ações em conjunto, visando uma maior competitividade do setor", contou Josephina Cardelli, gerente da entidade para a região.

De acordo com Josephina, durante os seis primeiros meses haverá workshops para ser constituída a base do arranjo, cuidando da parte comportamental de seus integrantes. "Ofereceremos também cursos de gestão e viabilizaremos a participação dessas empresas em feiras e eventos do segmento".

PARCERIA - Para Luiz Almeida, coordenador de Relações Institucionais da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, um dos grandes benefícios de se fazer parte de um APL é fazer compras compartilhadas a fim de obter grandes descontos. Outro, é a compra de maquinário. "Com os demais APL's muitas vezes utilizamos o cartão do BNDES para adquirir máquinas com financiamento maior".

Embora a Agência ainda não faça parte do APL dos gráficos, na próxima semana haverá uma reunião para que eles entrem com know-how e intermediação das negociações.

Este é o primeiro projeto formal do setor gráfico que o Sebrae-SP se envolve. É também o primeiro APL do segmento no Estado de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;