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Nissan Leaf tem um pé no futuro

Tecnologia em carro movido a eletricidade da montadora permite que único pedal acelere e freie

Por Nilton Valentim
15/02/2019 | 07:40
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Divulgação


Fazer o mais simples nem sempre á fácil. No mundo das quatro rodas, várias são as pessoas que encontram dificuldades em dirigir um carro automático. E se a condução deste mesmo carro demandasse apenas um pedal? Esse sistema já existe e equipa o Nissan Leaf, o carro elétrico mais vendido do mundo e que desde o Salão do Automóvel, em novembro do ano passado, está disponível aos motoristas brasileiros por meio de e-commerce.
No rápido test drive feito com o veículo na pista do autódromo de Interlagos, em São Paulo, deu para sentir que o sistema é interessante. Porém, demora um pouco para acostumar.

Começa com o acionamento de uma tecla no console central do carro. A partir daí, o pedal do acelerador passa a ter dupla função. Ao pisar, aumenta a velocidade do veículo. Ao minimizar a pressão, diminui a velocidade. Ao tirar o pé, o carro freia até a inércia.

O recurso é útil principalmente no anda e para das cidades e também nas estradas. Segundo a montadora japonesa, o e-Pedal concentra 90% das ações do motorista que, ao enfrentar percursos mais longos ou situações de trânsito congestionado, poderão reduzir consideravelmente a necessidade de acionar mais de um pedal, tornando a tarefa de dirigir muito mais simples e interessante.

Segundo a Nissan, já foram vendidas 380 mil unidades do Leaf no planeta. O carro está presente em 51 países e desde o fim do ano passado foi ofertado aos brasileiros pela internet, com 15 encomendas realizadas. A entrega ocorre no próximo mês. Sete concessionárias das regiões Sul e Sudeste terão o modelo.

O Leaf é 100% elétrico e, por consequência, não há emissão de poluentes. A energia é armazenada em baterias de íons de lítio de 40 kWh, que possibilitam maior autonomia. O carro é abastecido diretamente na rede elétrica e aceita dois tipos de conectores, para recarga rápida e normal. A carga rápida, em estações de alta potência, fornece até 80% em apenas 30 minutos.

O hatch tem autonomia de 389 quilômetros em ciclo urbano e varia entre 240 quilômetros e 270 quilômetros em trechos combinados (ruas e estradas), permitindo que o motorista possa fazer trajetos mais longos.

O Leaf entrega 110 kW, que alcançam 149 cavalos de potência. No Brasil, o preço sugerido é de R$ 178,4 mil. 

Montadora tem quatro tipos de propulsores com energia limpa

 Além do Leaf, veículo 100% elétrico, a Nissan apresentou outras três tecnologias alternativas aos motores a combustão. A montadora aposta nos híbridos convencionais, em que o motor a combustão gera energia para outro elétrico. Para demonstrar, foi utilizado um SUV X-Trail.

 Outra opção é o e-Power, com motor 100% elétrico, alimentado por outro propulsor a combustão, mas que não tem contato com as rodas. Ou seja, o carro não é ligado na tomada. O consumo é baixo e dá a sensação de aceleração de um 2.0 turbo. A marca trouxe um Note japonês para exibir a inovação.

 Outra modalidade é o SOFC, também 100% elétrico, mas cuja energia é gerada por bioetanol, que por reação química, cria uma célula de combustível. NV




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