Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Do tempo em que esta avenida era industrial

Lá vai o produto da Nordon, força bruta de Santo André para o mundo

Ademir Medici
06/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Na história da industrialização de Santo André, a presença da Nordon Indústrias Metalúrgicas S/A. Ficava no fim da Avenida Industrial, em Santo André, a caminho do Distrito de Utinga e de São Caetano. Ali permanecem os antigos pavilhões, que ajudaram durante muitos anos na economia do município, produzindo bens de capital destinados ao mercado interno e externo para os setores químico, petrolífero, petroquímico, criogenia, alimentício e de bebidas.
Em documentos localizados nas redes sociais, encontramos três datas referentes à Nordon:
- Registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
- Constituição da empresa.
- Paralisação das atividades operacionais, “em função da inexistência de novos contratos”.

HERANÇA
Memória teve acesso a uma série de fotografias que retratam o tempo em que a Nordon estava em plena atividade. Paralelepípedos calçavam a Avenida Industrial, com iluminação pública modesta. E numa das imagens observa-se a construção de obras civis no interior da fábrica, provavelmente em função do aumento da área coberta.
Com a desativação da Nordon, a Avenida Industrial perdeu mais uma referência que justificava o seu nome. E o parque fabril de Santo André e Grande ABC ficou mais pobre.
 

No Diário, a presença do Regina Pacis
 

O teatro do Grande ABC esteve muito bem representado no Encontro Paulista de Literatura, realizado no Diário para marcar os quatro anos da Editora Matarazzo. As atrizes Hilda Breda e Ana Maria Medici marcaram presença e falaram do Grupo Cênico Regina Pacis, detentor de grandes prêmios do teatro paulista e há muitos anos o mais antigo do Grande ABC: formado no começo da década de 1960, fiel a São Bernardo e ao puro amadorismo.

A história do Regina Pacis, o seu acervo material e de imagens, devem-se a pessoas como Ana e Hilda. Um grupo – o Regina Pacis – que tem muita história para contar.

Interação com Facebook

Verdades e mentiras no mundo das gentes

O mundo socialista é agradável somente para os que se situam nos degraus superiores do governo.
Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 5 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Domingo, 5 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6981

Santo André – Maioria dos campos distritais de futebol do Município tem problemas: Jardim Stella, Jardim do Estádio, Vila América, Santo Alberto, Ana Maria, Nacional, São Paulo, Em Cima da Hora e Seci. Reportagem: Paulo de Tarso.
Carnaval 89 – Diário AM destaca os velhos Carnavais. A partir das 11h, os sucessos de Orlando Silva, Aracy de Almeida, Carlos Galhardo, Francisco Alves e Almirante.
Palavra do Leitor – Sempre fascinado pelo mar, Paulo Chaves morreu na praia em trágica apoteose, no esplendor de uma vida de aventura e venturosa.

Nelson Zanotti, professor, sobre a morte do artista plástico Paulo Chaves, de Santo André.
 

Em 6 de fevereiro de...

1919 – O Diretório Político de São Bernardo solicitou ao governo a instalação da Caixa Econômica do Município, criada ultimamente.
A chuvarada – O tráfego nas estradas de ferro que servem São Paulo não se acha completamente normalizado, devido aos estragos que os últimos temporais ocasionaram nas linhas.
- A SPR ou Inglesa, que corta a região, restabeleceu os despachos de encomendas.
- Chove menos, mas os rios aumentam de volume. 
- Temem-se novas enchentes.
- Falta energia elétrica em Santos e os jornais da manhã não puderam ser publicados. A força elétrica fornecida pelas usinas do Itutinga só voltou à noite, para alegria na cidade.
- O serviço de “ferry-boat”, entre a Ponta da Praia e a ilha de Santo Amaro (Guarujá) continua suspenso.
- O serviço postal está interrompido há quatro dias. Não chega a correspondência da Capital, Interior e Rio de Janeiro.
Internacional – Do noticiário do Correio Paulistano: Lenine convoca uma grande conferência comunista.
1969 – Inaugurado o SIC (Serviço de Imprensa e Comunicações), a primeira agência de noticiosa do Grande ABC.

Hoje

- Dia do Agente de Defesa Ambiental

Santos do Dia

- Santa Dorotéia. Viveu em Cesaréia, capital da província romana da Capadócia. Por ser cristã, foi martirizada no ano 304. É considerada a santa das flores.
- Gastão
- Paulo Miki e companheiros (mártires japoneses do século XVI).
 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 6 de fevereiro:

- No Rio de Janeiro, Araruama
- Em Sergipe, Japoatã e Umbaúba

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.