Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Home office
Por Vanessa Aguiar
Gerente de recrutamento da Robert Half
10/07/2018 | 07:25
Compartilhar notícia


1 – Qual o tipo de profissional que não daria certo trabalhar em home office?

A produtividade no modelo home office varia muito de uma pessoa para outra. Algumas precisam de mais proximidade com pares e superiores, enquanto outras valorizam ambientes mais tranquilos. Porém, vão ter mais dificuldade para se adaptar a trabalhar em casa os profissionais que não são organizados, não sabem diferenciar as ações urgentes de emergentes e não sabem fazer o autogerenciamento da própria rotina e atividades.

2 – Quais são os principais benefícios do home office?

Do ponto de vista do profissional, o principal ganho é o de qualidade de vida, devido à economia no trajeto entre a casa e o trabalho, o que faz com que sobre tempo para que ele se dedique a atividades de lazer. Para a empresa, a redução de estresse dos funcionários tende a se refletir na qualidade das entregas e no aumento da produtividade.

3 – Faço home office e às vezes sinto que me perco nas tarefas. Como posso me organizar melhor?

Antes de tudo, tenha em mente que você deve trabalhar como se estivesse no escritório. Inclusive, se morar com outras pessoas, é preciso que esse entendimento se estenda a elas também. É importante estabelecer um horário de expediente e cumpri-lo sem se distrair com os afazeres domésticos. Escolha um ambiente tranquilo da casa, que seja bem iluminado e confortável. Não caia na tentação de ficar de pijama. Essa atitude pode ter dar uma sensação de relaxamento além do necessário.

4 – Trabalhando de casa não corro o risco de ser esquecido pela empresa, pelo gestor e pelos demais funcionários?

Esse deve ser um ponto de atenção. É importante manter contato com os demais colaboradores da companhia, seja por e-mail, telefone ou Skype. Com relação ao seu gestor direto, é interessante sempre mantê-lo informado sobre o andamento das atividades que está executando. Sugira uma periodicidade de reuniões, ainda que por telefone, ou virtuais, para se fazer presente e alinhar os pontos necessários.

5 – Qualquer empresa pode oferecer o sistema de home office aos funcionários?

Algumas posições não se adequam ao modelo home office, como por exemplo a atuação em fábricas ou no comércio. Nestes casos, a presença física é fundamental. Quanto às demais funções, tudo é uma questão de adequação à cultura da empresa e ao perfil dos profissionais da companhia, além, é claro, de checagem sobre as necessidades estruturais para a prática. Para o home office é necessário conexão com a internet, notebook e telefone, seja ele fixo ou celular. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.