Memória Titulo
Um esporte diferenciado na Rua Senador Flaquer

Os velhos italianos de Santo André, e de outras colônias de imigrantes, nas primeiras décadas do século passado, praticavam um esporte bem diferente

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Nem dardos, nem martelos. Os velhos italianos de Santo André, e de outras colônias de imigrantes, nas primeiras décadas do século passado, praticavam um esporte bem diferente: o lançamento de queijos. Uma das pistas era a Rua Senador Flaquer, conforme nos conta Zizá na crônica de hoje.

Crônica do Zizá
Torneios de queijos
Texto: Eliziário Firmo de Lima

Não sabia que nome dar à crônica. Dei esse mesmo, Torneio de Queijos. Dois saudosos irmãos Lucchesi, proprietários de um armazém na Rua Coronel Fernando Prestes, contíguo à atual Drogaria São Paulo, o Amadeu e o Cesare, e demais amigos frequentadores do armazém, costumavam divertir-se lançando queijos.

Estávamos em 1916, 1917. Os queijos eram duros, envoltos em tiras de pano. Eram atirados pela rua. O ponto inicial era o começo da Rua Senador Flaquer, localizado na Praça Embaixador Pedro de Toledo, o Largo da Estátua.

Os queijos seguiam rolando em direção ao Bar Balderi, pelos lados do Cine-Teatro Carlos Gomes. Era preciso rolá-los o mais longe possível.

Bons tempos! A molecada ficava à espera que um dos queijos batesse em qualquer obstáculo para apanhar os seus pedaços e saboreá-los no ato. Felizes.SC900,115

Vigilante Rodoviário
Atenção meninos e meninas dos anos 1960. O Vigilante Rodoviário está de volta. Mês que vem, pelo Canal Brasil, uma oportunidade única para rever episódios daquele que foi o primeiro seriado da televisão brasileiro, estrelado pelo vigilante Carlos.

A estreia trará um episódio inédito, e colorido, de 1978, produção de Ari Fernandes com Antônio Fonzar: dia 26 de julho, às 20h30, com reprise no dia seguinte, às 15h30, e em outros horários.

ÁGUIAS DE FOGO
Um segundo seriado, Águias de Fogo, irá ao ar a partir de 2 de agosto. Os filmes foram recuperados em uma parceria entre a Petrobras e a Cinemateca do Estado de São Paulo.

Dos 26 episódios originais que compunham a série, e que foram ao ar em 1968 pela extinta TV Tupi, foram recuperados 22. Os outros quatro episódios deterioraram-se.

Os 95 anos desta editora cristã
A Editora Paulinas está celebrando 95 anos de atuação mundial. Foi fundada em 15 de junho de 1915, uma iniciativa do padre Tiago Alberione. Depois, espalhou-se pelos cinco continentes e hoje está presente em 52 países. Chegou ao Brasil em 21 de outubro de 1931.

A editora preserva a linha inicial: difusão de conhecimentos e valores não só cristãos como humanistas. Como objetivo, a promoção humana. Cabe à Congregação Pia Sociedade Filhas de São Paulo, via Paulinas, a divulgação do Evangelho por meio da cultura da comunicação.

No passado, a circulação pelos correios e a venda nas igrejas e livrarias. Hoje, a diversificação, da composição manual à eletrônica, do vinil ao CD, do telefone à internet. São 29 livrarias espalhadas pelas principais capitais e cidades. Contatos: www.paulinas.org.br

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 28 de junho de 1980
Manchete - Termina greve de estudantes da Fuabc.

São Caetano - Buracão da Cerâmica permanece abandonado.

EM

Tempo - Ruas ficam vazias em consequência do frio.

Rio Grande da Serra - Capela de São Sebastião ainda não foi restaurada.

Ribeirão Pires - Teatro Municipal ganha piano.

Sindicalismo - Justa causa atinge 15 empregados do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Entre os demitidos, os advogados Raimundo Simões de Melo e Odilon Soares de Oliveira, e Ivone Mendes Demarchi (ex-secretária de Lula). O sindicato permanece sob intervenção.

Polícia - Volks colide contra ônibus e causa a morte de duas pessoas na Avenida Piraporinha, em São Bernardo.

EM 28 DE JUNHO DE...
1966 - Fundada a Sociedade Esportiva do Jardim do Lago, em São Bernardo.

Agenda fundação pró-memória
53 anos da Sociedade Esportiva e Recreativa Alviceleste (1957).

Trabalhadores
Nasce em 28 de junho:
1920 - Pedro Álvares de Souza. Natural de Aquidabã. Sócio nº 275 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente de fabricação da Rhodia Química. Residência: Rua Suíça, 326.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIO PAULISTA
Regente Feijó, criado em 28 de junho de 1935, quando ocorre o seu desmembramento de Presidente Prudente. O nome homenageia o sacerdote Diogo Antonio Feijó (1784-1843), que foi regente do Império.

SANTOS DO DIA
Argemiro, Basílio, Irineu, Ivan, Nicolau, Vicência e Zenão.

Santo Irineu. Foi bispo de Lião (Lyon), na França. Nasceu provavelmente em Esmirna, na Ásia Menor, por volta de 130-135.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;