Setecidades Titulo Abastecimento
Mães passam seu dia sem água em S.Bernardo
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
14/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A comemoração do Dias das Mães é motivo para reunir a família no tradicional almoço de domingo. Para as famílias do Parque das Garças, em São Bernardo, a data se transformou em pesadelo com a falta de água. Além de atrapalhar os preparativos, a refeição precisou até ser adiada em algumas residências.

Uma delas era a da dona de casa Antonia Josefa de Jesus, 51 anos, que estava muito chateada. "Todo mundo aqui e não posso preparar nada", afirma. A vizinha, a dona de casa Maria Dalva de Macedo, 57, ficou decepcionada. "Me sinto inútil. É um dia especial e não tenho condição de receber visita. O pior é que mesmo sem água as contas vêm altas."

Não é a primeira vez que o desabastecimento atinge as casas das ruas Amazonas, Paraíba, Santa Catarina e parte da Piauí. Como as vias ficam na parte alta do bairro, os moradores acreditam que a bomba não tem pressão suficiente para abastecer as residências.

"Geralmente ligam de madrugada e quando é bem cedo, desligam. Ou seja, não dá tempo de encher as caixas e sempre falta água", destaca o técnico em móveis Edson Raimundo dos Santos, 34. Ele já entrou em contato diversas vezes com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e nada foi resolvido.

Enquanto isso, muitos acordam de madrugada para garantir um pouco de água. "É preciso colocar o celular para despertar. Só assim minha esposa conseguiu fazer o almoço hoje (ontem)", diz Santos, que levantou às 5h. 
Mesmo assim não é suficiente. Virou hábito acumular louça e roupas para lavar. Na hora do banho, às vezes é preciso recorrer à caneca.

COLABORAÇÃO
Sempre que pode o aposentado Geraldo da Silva, 56, distribui um pouco da água para a vizinhança. Na sua residência tem reservatório, além de duas caixas de água. "Dentro do possível tento ajudar os amigos."

O segurança Jair Anelo, 47, já contou com a ajuda do aposentado. "Se não fosse ele não teria como lavar o banheiro, a louça e a roupa em casa", afirma, indignado.

Em resposta, a Sabesp disse que ontem houve um problema eletromecânico no sistema de bombeamento que atende as ruas do bairro. Uma equipe foi deslocada para fazer o reparo. A previsão de normalização seria no decorrer da noite de ontem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;