Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 27 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Emae garante segurança na barragem da Billings

Celso Luiz/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Documento ratifica condições adequadas de operacionalidade e estrutural do sistema


Da Redação

06/03/2019 | 07:00


 Após cobrança de esclarecimentos sobre as condições de segurança da barragem do Rio das Pedras – que separa o braço do Rio Grande do corpo principal da Represa Billings –, a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) encaminhou, no último dia 26, laudo à Prefeitura de São Bernardo, no qual atesta as condições “adequadas de operacionalidade e de segurança estrutural” do sistema. O documento é uma resposta a ofício protocolado à empresa pelo chefe do Executivo da cidade, Orlando Morando (PSDB), junto ao prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, no fim de janeiro.

Segundo o relatório, os procedimentos de acompanhamento e verificação da segurança estrutural adotados pela empresa se baseiam em programas de inspeções visuais de superfície e subaquáticas, leituras e monitoramento dos instrumentos instalados na estrutura e manutenções preventivas e corretivas. A Emae informou ainda que a estrutura de concreto da Unidade Elevatória de Pedreira, que integra o sistema Billings, está sob manutenção, passando por novas adequações e melhorias.

“Ficamos tranquilizados com a resposta, após toda a preocupação causada pelo acidente em Brumadinho (Minas Gerais). Foi uma lição para todo o País e principalmente para o poder público, que tem obrigação de cobrar as empresas que operam esse tipo de sistema. Agimos com prudência e vamos continuar cobrando relatórios periódicos sobre as condições da barragem da Billings”, destacou Morando, ao afirmar que irá solicitar atualizações semestrais sobre a barragem.

 

 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;