Memória Titulo Clássicos do Diário há 60 anos
O Reinado dos Carecas no CA Rhodia

Jazz-Band em São Bernardo, o cordão do penico em Mauá

Ademir Medici
03/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 Santo André fez um Carnaval popular em 1941, na Rua Senador Flaquer, num terreno baldio em frente ao Teatro Carlos Gomes. Seis bailes num tablado coberto.

Em 1942, o Clube Atlético Rhodia promoveu o Reinado dos Carecas, com versos decorados pela moçada:

 

De alguns foliões cá da terra

E de muitas garotas também

Ouvimos este grito de guerra

Que do Rhodia será o "refrain".

Todos afirmam com alegria

É ‘vox-populi’ batatal:

Durante o tríduo da folia

O Rhodia será o maioral...

 

Em 1945 houve baile de Carnaval no EC São Bernardo, que utilizou o salão da Sociedade Italiana, na Rua Marechal Deodoro.

Retroagindo no tempo, chegamos à Mauá dos anos 1930. Um cordão seguia da sede da Associação Atlética Industrial até a estação ferroviária.

O velho Bijo Pinotti fazia muitas brincadeiras. Trabalhava em fábrica de cerâmica e reservava sempre um penico decorado. Enchia de cerveja, punha duas ou três linguiças ou salsichas dentro e seguia no cordão com aquele penico na mão, fazendo com que as pessoas bebessem da cerveja e saboreassem os petiscos.

Pó de arroz era o ‘Ladin’ ou ‘Pompeia’. Os moços usavam o perfume ‘Flor do Amor’. No cabelo, brilhantina, para ficar bem liso e lustroso. As mulheres gostavam de usar chapéu.


Interação com o Facebook

‘Cefaleias municipais'

Com todo respeito às autoridades federais, sou capaz de jurar que ninguém padece mais neste País do que os prefeitos municipais.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 3 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 3 de março de 1989 – ano 31, edição 7003

Manchete – José Augusto diz que veta projeto contra indústria

O prefeito de Diadema garantiu a mais de 100 empresários que vai vetar projeto do vereador Manoel Boni (PT).

O projeto do petista visava impedir a instalação de novas indústrias em Diadema ou a ampliação das já existentes.

Grande ABC – Previdência Social dá prazo para as prefeituras de São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra de regularizarem dívidas com o Iapas.

Estradas – Proprietários de empresas transportadoras do Grande ABC afirmaram ontem que foram lesados com o selo-pedágio obrigatório nas estradas federais.

Santo André – Vem aí o racionamento de água.

 

Em 3 de março de...

1919 – Luto na Família Flaquer, do senador famoso de Santo André. Era sepultado no Cemitério da Consolação o menor de 17 meses, Armando, filho de Armando Barros Hess e Thereza Flaquer B. Hess. Entre os presentes ao funeral estava o prefeito de São Bernardo, Saladino Cardoso Franco.

Domingo de Carnaval. São Paulo anunciava a saída às ruas de dois préstitos famosos: o dos Tenentes do Diabo, com 16 carros; e o Congresso dos Fenianos, com 15

No coreto armado à Praça Antonio Prado tocaria a banda do clube Fenianos.

Havia corsos nas avenidas Paulista e Rangel Pestana.

Internacional – Do noticiário do Estadão: a grave situação na Espanha.

1929 – Reaberto o Cine-Parque Monte Alegre, em São Caetano.

1969 – Estados Unidos lançam a Apolo-9

 

 

Hoje

Dia da Genealogia Paulista. A data marca a morte de Pedro Taques de Almeida Pais Leme, em 1777. Ele é tido como o patriarca da genealogia paulistana, ou piratiningana, ao escrever obras clássicas ligadas ao tema.

Dia Mundial da Vida Selvagem, comemorado pela primeira vez em 2014.

 

Santos do Dia

Marino e Astério. Mártires romanos no século III. São Marino é considerado o padroeiro dos soldados.

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 3 de março:

Em Minas Gerais, Alagoa, Autazes, Bandeira, Canaã, Carbonita, Chapada do Norte, Claro dos Poções, Mirabela, Nova União, Santa Rita de Ibitipoca e Varzelândia.

Em Alagoas, Pão de Açucar.

Na Bahia, Ribeirão do Largo.

Fonte: IBGE

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;