Esportes Titulo Jogos Abertos
Diário Caipira - Pensando 'em casa'
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
14/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


As delegações das cidades do Grande ABC estão na disputa dos Jogos mas, muitas delas, com o pensamento no que ocorre nos bastidores políticos de seus municípios. Principalmente em São Bernardo e Santo André, onde a mudança de governo será mais radical.

Em muitas praças esportivas daqui de Piracicaba é comum ouvir de pessoas ligadas ao esporte a clássica pergunta. "Tem alguma informação?", o que mostra que a incerteza no setor é grande.

Nas mais variadas conversas surgem especulações sobre nomes de quem poderá vir a comandar o esporte em ambas as cidades após a virada do ano e, principalmente, como deverá ser a política esportiva de cada uma delas.

Vai priorizar a base? Vai dar ênfase ao competitivo? É possível fazer uma mescla dos dois moldes? Como ficarão as equipes que hoje representam estas cidades? Perguntas e mais perguntas que só terão respostas a partir do momento em que os donos das pastas forem anunciados e, conseqüentemente, seus planos divulgados.

Enquanto isso não ocorre, o melhor é tentar manter o foco nos Jogos, quem sabe o bom desempenho não seja mais um fator a motivar os novos prefeitos e seus futuros secretários a desenvolver cada vez mais o esporte, uma das marcas da região ao longo do tempo.

FAMOSO QUEM?
O ex-BBB Zulu foi contratado para defender as cores de Piracicaba na disputa da luta olímpica. No primeiro dia da competição, os jornais da cidade noticiavam ao reforço. Como a participação do atleta na competição foi extremamente rápida - exatamente igual ao período de fama instantânea que a maioria dos participantes do programa global conquistam - quinta-feira o lutador - famoso quem? - desfilava pelo ginásio do Sesi, completamente anônimo, enquanto eram realizados os duelos que valiam medalha de ouro e prata.

FORA DE ÓRBITA
Pedir informação em Piracicaba necessita uma certa dose de paciência. Primeiro porque as pessoas do Interior levam a vida num ritmo mais lento do que quem mora nos grandes centros. Segundo, porque nem sempre estão interessados em colaborar. A equipe do Diário solicitou ajuda de um morador para informar a localização de determinada rua.

Ao ouvir o nome, ele fez uma pausa e disparou: "Vocês estão fora de órbita!!! Não é nem nesse bairro." Para nossa surpresa, ao fazermos o retorno na esquina, pouco mais de 30 metros do portão da casa de onde o mal-humorado nos atendeu, vimos que a rua que procurávamos se iniciava justamente ali.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;