Turismo Titulo
Ceará, um Estado iluminado
Por Miriam Gimenes
Enviada ao Ceará
03/01/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A terra da luz. Nada melhor do que este slogan para definir, em poucas palavras, o Ceará. O vento típico nordestino, que corre durante o dia, o calor do sol cearense e as belezas naturais fazem do Estado um dos destinos mais procurados pelos turistas do mundo todo. E não é à toa.

A começar pelas dunas, falésias, coqueiros e o povo hospitaleiro, a terra devota ao Padre Cícero não economiza em atrativos. Desde o Centro da Capital, Fortaleza, onde fica a famosa Praia de Iracema – que leva este nome por conta do romance escrito pelo cearense José de Alencar – até os paraísos mais distantes, como Jericoacoara, tudo serve como colírio. Onde se olha, a imagem é digna de foto.

Para quem gosta de saber mais sobre a história da cidade, vale passar pelas principais ruas de Fortaleza. Em especial à noite, os casarões iluminados, o Centro Cultural Dragão do Mar, a Catedral Metropolitana, erguida em 1820 e o Forte Nossa Senhora da Assunção (1649), que dá nome à cidade, faz reviver um pouco da colonização holandesa.

Outro destaque são as iguarias locais, como a castanha de caju, rapadura e cocadas. Tudo isso, somado a muito artesanato, pode ser encontrado aos montes no Mercado Central, que tem 554 lojas. O maior centro de compras de Fortaleza expõe de forma singular a variedade do povo nordestino.

LITORAL

Com 554 km de litoral, o que não falta ao Ceará são opções para quem gosta de deitar na areia, curtir o visual e apreciar as tradicionais jangadas, que deslizam com freqüência pelo mar.

Ainda no Centro, a já citada Iracema – que deve ser revitalizada com a desapropriação de 27 imóveis para construção de centros culturais – tem como destaque o píer da Ponte dos Ingleses, onde se vê um inesquecível pôr-do-sol, e a feirinha noturna. Ela mais parece um mercado a céu aberto, devido a quantidade de pessoas e barracas.

Já para o banho, a orla mais procurada pelos turistas é a da Praia do Futuro, reduto das barracas famosas, como a Crocobeach, por oferecerem um dos principais pratos do Estado: o caranguejo.

Outro ponto turístico próximo ao centro é o famoso Beach Park, um misto de resort e parque aquático com piscinas para todos os gostos.

A repórter viajou a convite do governo do Ceará.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;