Cultura & Lazer Titulo Estreia
Dramas ainda fazem
parte da adolescência

`Confissões de Adolescente` chega aos cinemas
sem pudores, com a cara e atitude da nova geração

Marcela Munhoz
10/01/2014 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


Em 20 anos muita coisa mudou. Tudo o que se sente, vê e vive está escancarado nas redes sociais. As experiências e ritos de passagem estão sendo compartilhados e retuitados. Longe dos diários de papel trancafiados a sete chaves. Ainda assim, a adolescência não deixou de ser a velha conhecida: complicada, cheia de cobranças, conflitos e ao mesmo tempo incrível, deliciosa e única.

Quem está passando por ela ou tem saudades pode dar uma chance à versão cinematográfica do clássico da TV Cultura dos anos 1990. 'Confissões de Adolescente', de Daniel Filho, estreia hoje nos cinemas com novas tramas, elenco fresco e as mesmas dúvidas e angústias vividas pelas irmãs originais, hoje adultas e mães.

Maria Mariana, Deborah Secco, Georgiana Góes e Daniele Valente fazem uma pontinha no longa, mas a bola da vez são as atrizes novatas Sophia Abrahão (Tina), Bella Camero (Bianca), Malu Rodrigues (Alice) e Clara Tiezzi (Karina). O pai Paulo – que continua sofrendo para criar quatro filhas – é Cássio Gabus Mendes.

Entre os assuntos discutidos estão a primeira paixão, a primeira transa, bullying, homossexualidade, dúvidas profissionais e preocupações financeiras. Para chegar aos temas, foi feita pesquisa com 2.000 jovens, que responderam o que gostariam que um filme com o nome em questão abordasse. O roteirista Matheus Souza, 25 anos, foi um dos responsáveis.

“Conversei com o Daniel sobre os longas 'Superbad' e 'As Vantagens de Ser Invisível'. Me aprofundei em 'Gossip Girl', 'Glee', 'Skins', 'Awkward' e 'Suburgatory'. Mas a maior inspiração foi o próprio 'Confissões'. Também assisti a milhares de vídeos do YouTube, li perfis de Twitter de adolescentes aleatórios. Fiz entrevistas informais. Realmente quis que tudo soasse verdadeiro e sincero.”

A saga 'Crepúsculo', o uso do Facebook e funk deram o tom atual da obra, que também falou abertamente sobre sexo. Três atrizes do elenco aparecem com os seios de fora. “'Confissões' não poderia ter censura. Tratamos as questões de forma direta”, diz Cris D’Amato, diretora assistente.
 
Maria Mariana aprova filme e diz que obra fechou um ciclo

Em 1994, aos 21 anos, Maria Mariana dava vida à Diana, a irmã mais velha e madura de 'Confissões de Adolescente'. A história foi adaptação dos diários e do livro escrito por ela quando era adolescente. Hoje, aos 41 anos, é mãe de quatro filhos. “Dizem que deveria escrever ‘Confissões de mãe de adolescente’, mas acho que não terei essa coragem”, conta.

Apesar de estranhar um pouco, a atriz gostou da adaptação para os cinemas. “Não vou dizer que foi fácil, mas do jeito que ficou, mantivemos a essência original.”

Maria Mariana ajudou a montar um documentário, com um pouco dos 21 anos de história do 'Confissões'. A previsão de lançamento é para o início de 2015 na TV. “Participei dos bastidores, entrevistei os atores do filme e da peça (que ficou 20 anos em cartaz), e reuni imagens dessa trajetória. A partir desse material, percebemos mudanças sociais e culturais do País”, conta a atriz, que ficou feliz em rever as companheiras. “Foi emocionante. Acho que fecho essa saga da melhor maneira possível.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;