Setecidades Titulo Homenagem
Monumento ao Trabalhador é inaugurado em Santo André

Escultura de Tomie Ohtake tem12 metros de altura e foi instalada no Paço Municipal

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
30/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Foi inaugurado ontem em Santo André o Monumento ao Trabalhador, instalado no Paço Municipal. Presente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, a escultura em forma de fita idealizada é assinada pela artista plástica Tomie Ohtake. A obra tem 12 metros de altura e 15 toneladas e chegou ao município na madrugada de quinta-feira.

A entrega atraiu centenas de pessoas e contou com a presença de Tomie e dos filhos Ruy e Ricardo Ohtake. “É emocionante ver a obra pronta agora. Tinha visto em croqui no ateliê e depois na maquete”, disse Ruy Ohtake. “O local onde está instalada a peça simboliza a cultura ligada a Santo André. Isso é legado da Tomie, mas principalmente do prefeito Carlos Grana (PT)”, acrescentou.

Prestes a completar 100 anos, a artista posou para fotos rodeada por crianças. Além do prefeito, participaram da inauguração o secretário de cultura, Raimundo Salles, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Oswana Fameli, e o secretário de gabinete, Tiago Nogueira. O chefe do Executivo afirmou que a instalação do monumento é motivo de “orgulho” para a cidade.

Já o secretário de Cultura classificou como “histórica” a chegada da escultura. “A decisão de trazer a obra de Tomie foi fundamental, mostra o caminho que o governo quer trilhar”, disse.

EVENTO

A inauguração contou com exposição de fotos para lembrar os 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. Um palco foi montado para apresentação do grupo Demônios da Garoa, que, além de rechear o repertório com clássicos do samba, prestou homenagem ao músico Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso. O compositor paulista Adoniran Barbosa também foi homenageado.

PROTESTO

Cerca de 110 manifestantes foram ao Paço Municipal durante a cerimônia de inauguração para cobrar das autoridades uma conversa a respeito da situação da ELT (Escola Livre de Teatro). O local amanheceu fechado na manhã da sexta-feira. O prefeito se reunirá hoje com os secretários e deve receber os representantes do grupo na terça-feira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;