Cultura & Lazer Titulo
ABC tem bons programas neste domingo
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
13/10/2001 | 14:39
Compartilhar notícia


Teatro – para adultos e crianças –, cinema e dança são as atrações culturais deste domingo no Grande ABC. Com entrada franca, Nelson Rodrigues está em Diadema, Qorpo Santo e Pia Fraus em Santo André e Clarice Lispector em Mauá. Com ingressos a R$ 20, a Cia. Nacional de Danças da Bielo-Rússia se apresenta em São Bernardo.

Vestido de Noiva é o texto de Nelson Rodrigues que o Teatro do Dragão, dirigido por Zédú Neves, mostra no Teatro Clara Nunes (r. Graciosa, 300. Tel.: 4043-3983), às 20h. Clássico da dramaturgia nacional, Vestido de Noiva estreou no Rio em 1943, sob direção de Ziembinski. Tornou-se um marco do teatro brasileiro pois, pela primeira vez, enfocou não a história, mas o jeito de contá-la.

Atropelada, à beira da morte, Alaíde se divide em três planos: alucinação, memória e realidade, por onde transitam o marido Pedro, a irmã Lúcia, a prostituta Clessy. Vestido de Noiva se encaixa na lista das peças psicológicas do autor. “Nelson pegou as psicoses e as colocou dentro da família brasileira”, afirma Neves, cuja intenção é “realçar a trama, um triângulo amoroso”. “Não quero dar lição de moral, mostrar quem está certo ou errado, mas fazer com que o espectador tire suas conclusões”, diz.

O grupo Pia Fraus coloca o lúdico e divertido Bichos do Brasil no Parque Regional da Criança Palhaço Estrimilique (av. Itamarati, 536), em Santo André, às 15h. O espetáculo mistura as linguagens do teatro de bonecos, da música e da dança. A fauna brasileira recebe uma homenagem por meio de bichos como a galinha d’Angola, a onça e o tuiuiú. A concepção de Bichos do Brasil é de Beto Andretta e Beto Lima. Eles mesmos, ao lado de Hugo Possolo, assinam a direção.

Qorpo Santo é o espetáculo que o Núcleo de Artes Cênicas do Sesi de Santos, dirigido por Yara LO Martins, encena no Sesi de Santo André (praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-3177), às 20h. A própria diretora assina o roteiro da peça, que apresenta o pensamento de José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo Santo, considerado por alguns estudiosos o precursor do teatro do absurdo e, por outros, do surrealismo.

A Hora da Estrela é o longa-metragem que Suzana Amaral adaptou do romance homônimo de Clarice Lispector. A sessão está prevista para as 9h, no Auditório Dr. Vicente de Carvalho Bruno (av. João Ramalho, 205. Tel.: 4512-7535). De modo poético, o filme conta a história da ingênua e sonhadora Macabéa, personagem nordestina analfabeta que enfrenta as armadilhas da metrópole paulista.

A apresentação da Cia. Nacional de Danças da Bielo-Rússia, cuja direção artística é de Valentim Dudkevitch, está marcada para as 20h, no Teatro Elis Regina (av. João Firmino, 900. Tel.: 4351-3479), em São Bernardo. O espetáculo reflete as manifestações folclóricas e a vida agro-pastoril da Bielo-Rússia, com coreografias inspiradas em rituais de colheita e homenagens a militares. Música ao vivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;