Internacional Titulo
Morre o ex-presidente da Tunísia
Do Diário do Grande ABC
06/04/2000 | 09:58
Compartilhar notícia


O ex-presidente da Tunísia Habib Bourguiba morreu na manha desta quinta-feira, por volta das 9h50 locais (5h50 de Brasília), aos 96 anos, em sua casa de Monastir (a 160 km de Túnis).

O presidente Zin El Abidin Ben Ali decretou um luto nacional de sete dias, a partir desta quinta-feira, adiantou o porta-voz em um comunicado difundido em Túnis.

O corpo de Bourguiba será transportado de Monastir a Túnis, onde haverá um velório na sede do partido no poder (RCD).

Em seguida, o corpo voltará a Monastir, onde se realizarao os ``funerais nacionais' no mausoléu da família Bourguiba.

Desde o anúncio oficial do falecimento do chamado ``pai da independência' tunisiana, a rádio oficial interrompeu sua programaçao habitual para transmitir somente versículos do Corao.

O ex-presidente morreu no dia do ano novo muçulmano, dia feriado na Tunísia e considerado no mundo islâmico como um momento de oraçao.

Há um mês tinha sido internado às pressas no hospital militar de Túnis, onde foi tratado durante nove dias de uma infecçao pulmonar e de um estado de extrema fraqueza.

Muito antes de ser destituído no dia 7 de novembro de 1997 por ``incapacidade física' e substituído pelo presidente Ben Ali, Bourguiba estava muito debilitado pela idade e enfermidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;