Cultura & Lazer Titulo
Celebrando arte na pele
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
30/07/2011 | 07:04
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Imagens e frases estampadas na pele das pessoas podem ser muito mais do que apenas variações estéticas. Se há muitos anos as tatuagens eram ligadas ao universo marginal, hoje esse mundo de desenhos é considerado um estilo de vida. Para celebrar essa boa fase, São Bernardo recebe hoje a primeira Virada Cultural da Tatuagem. Exposições temáticas, cursos e shows, além da apresentação de variados trabalhos do gênero, agitam o estúdio Jhonny Tattoo (Rua Casper Líbero, 768. Tel.: 2677-0900). Toda a programação é gratuita.

A organização de um evento como esse só foi possível após mudança na realidade por trás dessa arte. "Podemos observar que muitos pais e mães que proibiram seus filhos de se tatuarem há 10 ou 15 anos agora estão vindo e se tatuando também. Hoje, a tatuagem é vista como um acessório, uma obra de arte", explica o tatuador João Henrique, o Jhonny, organizador do festival.

Quem abre as atividades hoje à noite, às 19h, é o cantor Ceceu Muniz, que faz performance intimista de voz e violão. Logo após, a partir das 21h, é a vez de Eliandro Beat Box mostrar seu talento.

Apesar do nome remeter a 24 horas de programação, as ações serão retomadas apenas amanhã, às 10h. Entre sessões de tatuagem com preços mais em conta, venda de produtos e a continuação de uma mostra com belas obras tatuadas, o encerramento, às 18h, ficará por conta da cantora local Maria Christina, que participou da edição de 2008 do programa Ídolos.

A ideia do evento surgiu do aumento do número de encontros do gênero e da necessidade de firmar esse universo no cotidiano das pessoas. "Com a Virada, todos os nossos amigos estarão envolvidos com esse mundo infinito do qual muitas pessoas acabam tendo um ‘pré-conceito'. A ideia é exatamente mostrar para todos que se pode ter beleza, muita cultura, arte e inovações através da tatuagem", diz Jhonny.

O profissional revela algumas peculiaridades de seu serviço. Desenhos tribais, estrelas, borboletas e dragões estão entre o material mais procurado, assim como homenagens e dedicatórias a entes queridos.

Ao contrário do que é mostrado em 'reality shows' sobre o tema, nos quais os clientes contam histórias emocionantes sobre o que farão, quem procura um estúdio disposto a se tatuar leva em conta somente a parte estética na hora da escolha. Alguns trabalhos são bem demorados. Jhonny conta que chegou a tatuar por mais de oito horas a mesma pessoa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;