Economia Titulo
Novo terminal do Porto de Santos fica pronto em agosto
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
15/07/2005 | 08:30
Compartilhar notícia


O TEV (Terminal de Exportação de Veículos), do Porto de Santos, deverá entrar em operação no início de agosto, depois de atrasos no cronograma de conclusão das obras. Construído em razão da demanda da Volkswagen, o terminal era uma antiga reivindicação da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e de entidades do Grande ABC. O espaço é considerado vital para escoar para a Europa, via Santos, a produção do modelo Fox Europa da fábrica de São Bernardo. Isso porque o porto já opera no limite da capacidade no que se refere ao embarque de veículos.

Segundo a operadora Santos-Brasil, responsável pelas obras, o terminal está em fase de acabamento e até o final deste mês deverá ser concluído. O diretor da Santos Brasil, César Meirelles, no entanto, ressaltou que, para o terminal entrar em operação, é necessária também a realização da dragagem na área próxima – a cargo da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) – e o alfandegamento (autorização), da Receita Federal. A Codesp comunicou que a draga para fazer o serviço está no Rio de Janeiro, mas deverá chegar a Santos nesta sexta-feira. A dragagem deverá levar 15 dias.

Para a montadora, o atraso não preocupa nem deverá comprometer as vendas ao exterior dos Fox produzidos no Grande ABC. A fabricação do modelo na unidade Anchieta foi iniciada no último dia 8 deste mês e a estimativa é de que vai demorar também em torno de 15 dias para que se forme um lote em tamanho mínimo para um embarque – em torno de mil unidades – e para eventuais ajustes nos modelos tipo exportação de São Bernardo.

Dessa forma, a Volkswagen avalia que o prazo das obras do terminal está dentro da normalidade. No entanto, caso haja necessidade, poderá ser utilizada a logística de envio por Paranaguá (PR) – por onde estão sendo escoados os Fox Europa fabricados na cidade paranaense de São José dos Pinhais – ou provisoriamente pelo sistema já utilizado em Santos por todas as montadoras para exportação de veículos.

Com previsão feita no ano passado para a conclusão em janeiro deste ano, a construção do TEV não ficou pronta por conta de demora na liberação do licenciamento ambiental e devido às chuvas do início do ano, segundo a Santos-Brasil. O terminal, orçado em R$ 120 milhões, e que ocupará área de 180 mil m², deverá ter capacidade para embarcar 100 mil veículos anuais e deverá permitir ao porto ampliar em 40% a capacidade de exportação de carros.

Marca – A Volkswagen deverá atingir neste mês a marca das 40 mil unidades do modelo exportadas para a Europa. Atualmente já são 15 os países do velho continente que compram o modelo desenvolvido no Brasil, entre eles a Alemanha, França e Itália.

Com a ajuda do modelo, a Volks registrou recorde histórico em exportações no primeiro semestre, com aumento de 36% no número de veículos enviados para o mercado externo ante os seis primeiros meses de 2004. Foram 127.042 automóveis e comerciais leves exportados no primeiro semestre deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;