Cena Política Titulo
Celeuma na Cultura de São Caetano
Raphael Rocha
31/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Está marcada para acontecer no sábado a eleição ao Conselho Municipal de Política Cultural de São Caetano. O grupo é responsável por debater os rumos da cultura da cidade. O conselheiro não recebe salário ou subsídio para isso, mas decide, por exemplo, para onde vai o recurso do fundo ou quais itens irão compor o plano do setor. E a confusão se instalou nos bastidores do processo. Isso porque a Secretaria de Cultura, liderada por João Manoel da Costa Neto (PSDB), marcou também para sábado evento com a Bamascs (Banda Marcial Municipal de São Caetano). No mesmo dia, horário e local – Espaço Cultural, em cima do terminal rodoviário – da eleição. A reclamação de parte dos militantes da área é a de que possa haver boca de urna institucionalizada, com objetivo de emplacar nomes ligados à pasta.

BASTIDORES

Resposta
Secretário de Cultura, João Manoel da Costa Neto encaminhou sua versão dos fatos. “Não é um evento que ocorrerá no sábado e sim um ensaio da banda, que tem sede naquele local há um ano. Ocorrerá ainda oficina de teatro em outra sala do espaço. O local foi escolhido dentre três opções pelo conselho. O único conselheiro a questionar o ensaio da banda na reunião do dia 28 de janeiro foi Douglas Bunder e foi voto vencido. Se a eleição tivesse ocorrido em dezembro de 2018, conforme era previsto, dividiria espaço com o evento de encerramento das oficinas, que é muito mais numeroso e o conselho não havia visto problemas.”

Otimismo
Ex-secretário de Obras de Mauá, Júnior Orosco (PDT) ingressou com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para reverter punição recebida em instâncias inferiores e que invalidou sua votação para deputado federal. Nas contas do pedetista, caso os votos sejam validados pela Corte eleitoral, ele assume cadeira na Câmara Federal – no lugar de Orlando Silva (PCdoB). Orosco está otimista com o retorno dos trabalhos – o recesso do Judiciário termina hoje – e avalia ser possível, na próxima semana, ser empossado como deputado federal. A posse dos parlamentares eleitos em outubro de 2018 acontece, porém, amanhã.

Fake news
Os tempos em Mauá estão difíceis desde o ano passado. No domingo, por exemplo, o Diário mostrou que o Ministério Público investiga se os vereadores Sinvaldo Carteiro (DC), Samuel Enfermeiro (PSB) e Tchacabum (PRP) obrigavam assessores a devolver parte do salário, em prática conhecida como pedágio. Desde então, pessoas aliadas ao trio investigado disseminam, pelas redes sociais, que a reportagem seria plano do vereador Admir Jacomussi (PRP), pai do prefeito afastado de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), para prejudicar Sinvaldo, Samuel e Tchacabum, integrantes de comissões que analisam pedidos de impeachment contra Atila.

Encontro
Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), se reuniu ontem com o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (sem partido), para discutir a possibilidade de regresso de Rio Grande ao colegiado. “Debatemos fortalecimento de políticas públicas regionais, com foco no futuro do novo modelo de gestão do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Um encontro propositivo, que amplia o diálogo e a efetividade de ações para beneficiar a população de toda a região em áreas prioritárias”, disse o tucano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;