Memória Titulo COLUNA
Vai ter jogo na ETI
Ademir Medici
25/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


As instalações da Fatec Lauro Gomes, antiga ETI, foram projetadas e construídas para ser, de fato, uma escola técnica. Cada sala de aula, um verdadeiro auditório. Laboratórios com equipamentos trazidos da Alemanha, num convênio internacional. E todos aqueles edifícios ao lado do Paço Municipal têm uma história que remonta ao fim da década de 1950.

Dizia-se que o prefeito Lauro Gomes escolheu a dedo o local do seu túmulo, no Cemitério de Vila Euclides, de onde se avistava a ETI. Hoje os edifícios construídos, inclusive o Paço, de 1969, impedem essa visão – Lauro Gomes faleceu em 1964, no cargo de prefeito de Santo André.

E a ETI primou também pela prática esportiva. Daí a foto hoje escolhida, também em comemoração aos 50 anos de formatura da primeira turma: 1968-2018.

Os 50 anos da primeira formatura da ETI Lauro Gomes

- Homenagem aos pioneiros, recado aos contemporâneos
- Entrevistados: professor Jamil Luchezi e Valter Romero
- No ar pelo DGABC TV
- Sintonizem: www.dgabc.com.br
 

Zona Leste presente

No encontro dos escritores organizado pela Editora Matarazzo, em parceria com o Diário, a presença de Germano Gonçalves. Ele se apresentou com seu livro: Literatura Urbana Marginal: Arte na Periferia (Ed. APMG). Vizinha ao Grande ABC, a Zona Leste é um manancial de trabalhadores que convivem com a região. Mas também tem seus intelectuais.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 25 de janeiro:

- Em São Paulo, Buri, Estrela d’Oeste, São Paulo (Capital) e Vera Cruz
- No Ceará, Apuiarés, Banabuié, Iguatu e Paramoti
- No Paraná, Balsa Nova e Guaporema
- Em Minas Gerais, Paraisópolis

Fonte: IBGE

Interação com Facebook

‘O Pleno Verão’

Raimundinho, o Feroz, tinha acabado de entrar no bar e pedido uma cerveja gelada quando o locutor anunciou que a televisão ia entrar em rede nacional para o discurso do Sarney.
Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 25 de janeiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.
 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 25 de janeiro de 1989 – ano 31, edição 6971

Manchete – Empresariado congela preço até 60 dias; relator do Congresso dá parecer favorável ao Plano Verão; governo diz que não aceitará mudanças
Protesto – Cinco mil aposentados, entre eles duas caravanas da região, realizaram na Praça da Sé, em São Paulo, manifestação para pressionar o Congresso a votar contra o Plano Verão.
Santo André – Celso Daniel vê a morte no tanque da Vila Guaraciaba. Prefeito foi cumprir compromisso de agenda e deparou com vítima de afogamento. Lago tem 15 metros de profundidade.
São Bernardo – O lixão do Alvarenga continua sendo usado ilegalmente como depósito de lixo industrial. Mais de 100 pessoas disputam diariamente os detritos ali despejados.

Em 25 de janeiro de...

1554 –  Realizada a primeira missa na palhoça, construída pelos jesuítas em Piratininga, e que foi denominada casa de São Paulo.
1919 – O prefeito Washington Luís, de São Paulo, envia ofício ao coronel Saladino Cardoso Franco. O prefeito de São Bernardo, mais uma vez reeleito, era cumprimentado pelo colega paulistano.
- Do noticiário do Correio Paulistano: prepara-se brilhante recepção à esquadra brasileira na Inglaterra.
- Do noticiário do Estadão: a expulsão dos maximistas da Suécia.
1927 – Criada a Vila São José, em São Bernardo, que desde 2017 tem um livro pronto – belíssimo! – e que permanece inédito.
1934 – Fundada a Universidade de São Paulo, a USP, pelo governador Armando Salles de Oliveira.
1952 – Trabalhadores da Cerâmica João Jorge Figueiredo fundam o Vila João Jorge Futebol Clube, hoje o Juá – Sociedade Esportiva e Cultura: 67 anos de história. É o segundo mais antigo clube de futebol de Mauá em atividade – o primeiro é o São João FC.
Nota – Jornalista Daniel Alcarria, o historiador do futebol em Mauá, enviou excelente material sobre o Juá, que Memória, aos poucos, irá dividindo com você, prezado leitor.
1969 – Em comemoração aos 415 anos de São Paulo, a Câmara Municipal realiza a última sessão na sua sede da Rua Libero Badaró e, na sequência, é inaugurada a nova sede do Legislativo, o Palácio Anchieta, na Rua Santo Antonio.
- Inaugurada a Hemeroteca Julio Mesquita no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.</CW>

Santos do Dia

- Paulo. Um dos grandes missionários, místicos e teólogos da historia da Igreja. Ele nasceu na cidade de Tarsus na Cilicia, Ásia Menor (hoje Turquia) e morreu, martirizado, no final do século II.
- Juventino
- Apolo

Hoje

- Dia dos Correios e Telégrafos
- Dia do Carteiro
- Dia Nacional da Bossa Nova. Para marcar o dia do nascimento do maestro Tom Jobim, em 1927.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;