Economia Titulo Grande ABC
Comércio elimina 4.319 postos de trabalho em um ano no Grande ABC

Demissões são provocadas pela redução no faturamento do setor

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
15/07/2016 | 07:26
Compartilhar notícia
Divulgação


O comércio varejista eliminou 4.319 postos formais de trabalho (com carteira assinada) no acumulado de 12 meses até abril, segundo levantamento feito pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Em abril, o saldo (diferença entre admissões e demissões) ficou negativo em 542 vagas.

O assessor econômico da FecomercioSP Jaime Vasconcellos explica que os cortes de mão de obra são consequência direta da redução no faturamento. No ano encerrado em abril, o varejo da região registrou queda real (descontada a inflação) de 7,6% na comparação com o período entre maio de 2014 e abril de 2015. Em números absolutos, a receita foi R$ 2,571 bilhões menor.

“Há um movimento muito ruim acontecendo. Além da inflação em alta e do elevado grau de endividamento da população, temos uma situação que é o desemprego alimentando o desemprego, o que reduz a massa salarial da população e, consequentemente, o consumo”, comenta Vasconcellos. Considerando todos os ramos de atividade, a região cortou 46,7 mil empregos formais no período de 12 meses até abril.

Esse círculo vicioso, acrescenta, é gerado pelas demissões em outros setores, como indústria e serviços. Sem emprego, os trabalhadores desses segmentos deixam de gastar no comércio, fazendo com que também haja cortes nessa área. “É difícil imaginar uma saída que não seja frear o desemprego”, assinala.

Para que isso aconteça, o economista pontua que são necessárias mudanças nos cenários político e econômico que promovam otimismo. “Se o empresário tem mais confiança, acaba investindo e contratando mais. Esse momento depende de medidas que não onerem ainda mais as empresas e os trabalhadores.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;