Política Titulo
Estevao visita a mae no hospital e leva presentes
Do Diário OnLine
Com agências
02/07/2000 | 15:42
Compartilhar notícia


O ex-senador Luiz Estevao, liberado na tarde de sábado da Superintendência da Polícia Federal por meio de um habeas-corpus, visitou sua mae novamente na manha deste domingo. Estevao foi ao Hospital Santa Lúcia acompanhado da mulher Cleucy Meirelles, dos filhos Luiza e Luiz Eduardo, e alguns seguranças. O senador cassado levou dois vasos de flores e uma caixa à mae, que faz aniversário hoje.

Luiz Estevao foi libertado na tarde de sábado, após ficar preso por pouco mais de 20 horas. No entanto, a procuradora da República de Sao Paulo, Janice Ascari, deve entrar com um novo pedido de prisao preventiva contra o ex-senador esta segunda-feira. Ascari disse que vai apresentar novas denúncias de irregularidades em obras do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Sao Paulo. Estevao tem depoimento marcado na Polícia Federal para as 14h de segunda.

Ao deixar a Superintendência da PF, na tarde de sábado, o ex-senador foi aplaudido por correligionários que o carregaram nos ombros e o presentearam com flores. Estevao estava acompanhado da mulher, do pai e dos dois filhos, Luiza e Luiz Eduardo, que carregava no colo. O vice-governador do Distrito Federal, Benedito Domingos e o deputado Joao de Deus, também estiveram no local.

Estevao foi libertado após o desembargador Fernando da Costa Tourinho Neto acatar o pedido de habeas-corpus impetrado por seus advogados na noite de sexta-feira. Tourinho Neto disse que nao havia necessidade de manter o ex-senador em prisao preventiva.

Estevao vai aguardar o andamento de seu processo em liberdade e tem permissao, inclusive, para deixar o país. No entanto, ele nao pretende ir ao exterior antes do julgamento do processo do consórcio, segundo informou seu advogado Felipe Amodeo.

Estevao foi detido por dois delegados da Polícia Federal na tarde de sexta-feira, no prédio onde funciona seu escritório do Grupo OK, sede da OAB-DF. Ele ficou em uma cela comum, de 4 x 3 metros, sem banheiro, pia ou chuveiro, por nao possuir curso superior. Ele ficou na mesma cela em que estava o ex-general paraguaio Lino Oviedo, transferido para o Batalhao da Polícia Militar, em Brasília.

Estevao foi preso em conseqüência de irregularidades no consórcio Planalto, e nao pelas denúncias que foram objeto da Comissao Parlamentar de Inquérito (CPI), de desvio de R$ 169 milhoes das obras do Tribunal Regional do Trabalho em Sao Paulo.

Medida repressiva - O presidente do TRF considerou que a decretaçao da prisao preventiva nao estava devidamente fundamentada. Na sua opiniao, foi uma medida "inequivocamente repressiva", e nao acauteladora, que deve ser a natureza de toda prisao preventiva. Tourinho é o mesmo juiz que concedeu um habeas-corpus determinando a retirada dos agentes da PF da porta da residência do ex-senador, no início da semana.

  A estratégia adotada pelo Ministério Público Federal de Brasília acabou dando errado, abrindo margem para uma defesa tranqüila dos advogados do ex-senador. Os procuradores do DF pretendiam manter Luiz Estevao na prisao pelo menos até amanha ou no máximo terça-feira, para que o MP de Sao Paulo pudesse entrar com novo pedido de prisao preventiva, baseando-se no envolvimento de Estevao com as irregularidades no TRT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;