Cultura & Lazer Titulo Lançamento
Jazz sinfônica toca Noel Rosa

Formação de Diadema lança álbum em comemoração
ao aniversário da cidade e em homenagem ao músico

Sara Saar
Especial para o Diário
09/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Em homenagem a Noel Rosa (1910-1937) e em comemoração ao aniversário de 50 anos de Diadema, a Banda Jazz Sinfônica da cidade lança, na sexta-feira, às 20h, disco repleto de canções do sambista carioca. A apresentação será no Teatro Clara Nunes, com entrada franca.

O CD lança um olhar diferente sobre o trabalho do boêmio, que na sexta completaria 99 anos. "Noel recebe arranjos modernos com elementos do jazz. Há também solos improvisados. Mas, em geral, procuramos preservar o ritmo brasileiro", explica o maestro da banda, o norte-americano Todd Murph, radicado no Brasil há cerca de 15 anos, após ter concluído o mestrado em música (performance em trombone e baixo) pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos.

Todas as 11 faixas do CD são clássicos que caíram em domínio público, como "Quem Ri Melhor", "Com Que Roupa" e "Fita Amarela". Completam o repertório os hits "Feitio de Oração", "Arranjei um Fraseado" e "Último Desejo", entre outros.

A música Três Apitos ainda recebe duas versões com arranjos de Murph. Uma é instrumental e outra tem a voz da paulista Fabiana Cozza, uma das cantoras da nova safra do samba que já dividiu palco com João Bosco, Jair Rodrigues e Leci Brandão.

Mesmo tendo outro berço cultural, Murph logo conheceu os sucessos de Noel Rosa. "Cheguei ao Brasil e já o ouvi. É inevitável, assim como Pixinguinha, Ari Barroso e outros mestres", afirma.

Segundo o diretor artístico da Banda, Paulo Assis, a ideia é que em 2010, ano do centenário de Noel Rosa, o CD tenha uma tiragem maior para que seja vendido nas lojas, por meio da Associação Musical de Diadema em convênio com a Casa da Música. Este ano foram impressas apenas 1.000 cópias.

Este não é o primeiro projeto da orquestra. Em 2005, os músicos gravaram - mas não lançaram por questões financeiras - CD com jazz, blues, samba e bossa nova, também sob regência de Murph.

ORQUESTRA - Criada em 2001, a Jazz Sinfônica ensaia duas vezes por semana - às segundas e quartas - e é composta predominantemente por moradores de Diadema e São Paulo.

A orquestra conta com 26 músicos, um terço deles formado pela Casa da Música da cidade. Possui subgrupos: quarteto de saxofones, quinteto de metais, quarteto de trombones e quinteto de madeiras, além da chamada cozinha: piano, guitarra, baixo, bateria e percussão.

O grupo é mantido pela Prefeitura, que também oferece cursos gratuitos, com duração de três anos, de especialização em vários instrumentos. Hoje, há cerca de 400 alunos matriculados e o período de abertura de vagas é fevereiro.

Banda Jazz Sinfônica Interpreta Noel Rosa - Show de lançamento. Na sexta, às 20h. No Teatro Clara Nunes - Rua Graciosa, 300, Diadema. Tel.: 4056-3366. Entrada franca. (Supervisão Nelson Albuquerque)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;