Setecidades Titulo Na divisa
Erosão em córrego coloca
pedestres em risco iminente

A chuva fez com que as margens do Itapoá desmoronassem na divisa entre Mauá e Sto. André, perto da estação Capuava

Por Cadu Proieti
do Diário do Grande ABC
04/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


As más condições do córrego Itapoã, localizado na divisa entre Santo André e Mauá e paralelo à Avenida Padre Manoel da Nóbrega, que dá acesso à estação Capuava da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), está colocando pedestres que passam pelo local em risco.

Com as chuvas, as margens estão desmoronando. Apesar da colocação de cordão de concreto pela Prefeitura andreense, muitas pessoas ainda se arriscam e passam pelo local que está a ponto de cair. A erosão causada no solo deixou oca a calçada da Praça Vereador Benedyto Loyola de Lima, que dá acesso à Avenida Giovanni Batista Pirelli. O ponto apresenta buraco de aproximadamente 50 centímetros e profundidade de cerca de três metros.

Por estar localizado em região de acesso à estação de trem e próximo de grandes empresas, o trecho possui intensa movimentação de pedestres, principalmente nos horários de pico. "Há três meses que isso aqui está assim. Tenho receio em passar na via porque está muito perigoso e dá medo de a calçada ceder", relatou a enfermeira Angela Cristina, 32 anos, que utiliza o acesso todos os dias para chegar ao trem.

O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo), que é responsável pela manutenção do córrego, afirmou que possui estudo para realização de intervenções para canalização do trecho. No entanto, a estatal não informou data para início de obras no local.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) comunicou que realizou vistoria nas imediações do córrego em conjunto com o órgão estadual. Sobre a situação na calçada da Praça Vereador Benedyto Loyola de Lima, a autarquia disse que a Defesa Civil realizará vistoria nos próximos dias a fim de verificar a necessidade de interdição do local e de notificação ao Daee para solução do problema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;