Cultura & Lazer Titulo Eventos
Arte e consciência em todas as cores
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
20/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com uma programação que contempla as mais diversas linguagens artísticas, os eventos especiais do Dia da Consciência Negra trazem opções que vão da raiz e o popular até chegarem a expressões contemporâneas.

São Paulo centraliza grandes nomes da arte brasileira e o Grande ABC oferece uma agenda bem recheada. Santo André apresenta hoje show com artistas e grupos de cultura afro na Praça do Carmo. Destaque para o rapper Thaíde. Já a Casa Cinco Costuras recebe apresentações de samba de roda, capoeira e hip hop.

Em São Bernardo, a partir das 13h, o Paço abriga nomes como Afro-X, Monarco da Portela e Chico César.

A 10ª Mostra de Street Dance, hoje, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano, traz os principais trabalhos ligados à cultura hip hop da cidade, com exibição de vários artistas convidados da região. Oficinas culturais sobre a origem, evolução e tendências da cultura afro completam o evento.

Diadema realiza a 3ª Caminhada de Combate ao Racismo, que parte às 14h da Rua Manoel da Nóbrega, no Centro, e a escolha da corte do Carnaval 2010, no Centro Cultural Okinawa (Av. Sete de Setembro, 1.670), a partir das 20h.

O Teatro Manacá, de Rio Grande da Serra, tem show de Júnior Sou Samba, além de palestra sobre a cultura negra e apresentação dos alunos do curso de hip hop da cidade, com exibição do grupo Andreil's B. Boys Crew, hoje, a partir das 20h.

CAPITAL - Na Praça da Sé, em São Paulo, artistas renomados sobem ao palco para celebrar a data. Os shows começam às 16h, com Quinteto em Branco e Preto, Dona Inah, Germano Mathias e Murilão, para uma homenagem à velha guarda do samba paulista. Em seguida, Luiz Melodia e Elza Soares se apresentam. O cantor rememora clássicos como Fadas, Diz Que Fui Por Aí, Pérola Negra, Negro Gato e Codinome Beija-Flor. Elza, no encerramento, faz dueto com o saxofonista Thiago França.

Onde ir

Santo André - Praça do Carmo Hoje, show com artistas regionais das 13h às 17h. Show de Thaide, às 17h30. Grátis

São Bernardo - Paço Municipal. Hoje, show com Chico César, Afro-X e Monarco da Portela, entre outros, a partir das 13h. Grátis.

São Caetano - Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840. Tel.: 4220-3924. Hoje, a partir das 20h. Ingr.: R$ 3. Sesc São Caetano - Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800. Show musical LadoDaLua. Hoje, às 19h. Grátis.

Diadema - Centro Cultural Okinawa - Av. Sete de Setembro, 1.670. Hoje, escolha da corte do Carnaval 2010, a partir das 20h. Grátis.

Rio Grande da Serra - Teatro Manacá - Rua José Maria Figueiredo, 491. Hoje, apresentação musical, de hip hop e palestra a partir das 20h. Grátis.

São Paulo - Praça da Sé. Hoje, missa afro, às 10h. Bloco Afro Ile Aiyê, às 11h. Rappers Kamau, Gog e DJ King, às 14h. DJ Vivian Marques, às 15h30. Quinteto em Branco e Preto, Dona Inah, Germano Mathias e Murilão, às 16h. Luiz Melodia, às 18h. Elza Soares, às 20h. Grátis.

Casa das Rosas - Avenida Paulista, 37. Tel.: 3285-6986. Hoje, Rimas de Zumbi, às 15h. Grupo Camiranga, às 16h. Sarau poético, às 18h. Grupo Curima, às 21h. Grátis.

Museu Afro Brasil - Rua Pedro Álvares Cabral. Tel.: 5579-8542. Hoje, exposições África em Nós (até 6 de janeiro) e Eu Tenho Um Sonho: De King a Obama - A Saga Negra do Norte (até 25 de janeiro). Terça a domingo das 10h às 18h. Grátis.

Museu da Imagem e do Som - Av.Europa,158. Tel.: 2117-4777. Hoje, Mostra de Cinema O Negro Como Ator e Personagem da ação Cinematográfica. Até dia 22, às 16h e às 19h. Grátis.

Museu da Casa Brasileira - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705. Tel.: 3032-3727. Hoje, apresentações musicais Navio Negreiro, às 11h e Tias Baianas Paulistas e Ala dos compositores Kolombolo, às 16h30. Grátis.

Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz. Tel.: 3326-0775. Hoje, apresentação Circense Circo de Ébanos, às 14h. Grátis.

Mube - Rua Alemanha, 221. Tel.: 2594-2601. Hoje, exibição de filmes franceses. O Pesadelo de Darwin, às 14h. Os Mestres Loucos, 16h. Eu, um Negro, 16h40. Férias em Casa, às 18h, Memória Entre Duas Margens, 19h30. África sobre o Sena, às 21h. Grátis.

Zumbi segundo o hip hop

A Casa das Rosas, em São Paulo, recorre ao hip hop para realizar sua homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento, que será realizado hoje a partir das 15h, também prevê show e sarau.

Celebrando o Zumbi dos Palmares, o evento especial abre com Rimas de Zumbi, um projeto desenvolvido pelo grupo Massala Diversidade Cultural e que conta a história do líder do quilombo dos Palmares de forma moderna. Discute sua vida por meio do hip hop e mescla com as origens das danças e culturas africanas.

O artista plástico andreense Rodrigo Prado, o Smul, é o responsável pelo grafite. O grafiteiro, que dá aulas para a ONG AEB (Associação Evangélica Beneficente), leva alguns de seus alunos ao evento para compor um painel. "Vamos destacar a cidadania, a identidade e o artista dentro da comunidade carente, que é quando se fala de exclusão, algo importante para o futuro das novas gerações", conta Smul.

Há ainda a apresentação do grupo Curima, que faz uma releitura de canções da tradição afro-brasileira e também compõe curimbas (rezas cantadas), com base na diversidade musical de seus componentes e na vivência do intérprete Paulo Brito na cultura Yorubá.

O sarau Chama Poética: Consciência Negra evoca a cultura afro-brasileira com a música e a poesia de Lula Barbosa, que apresenta composições próprias e interpreta grandes nomes da música brasileira. O cantor, declamador e escritor José Domingos mostra, entre outras músicas, alguns dos afro-sambas de Vinicius de Moraes e Baden Powell e declama textos. O Grupo Poema Novo apresenta canções e textos relacionados ao tema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;