Internacional Titulo Gripe
Canadá confirma primeira morte por gripe suína no país

Norte-americanos ultrapassam mexicanos em número de infectados pela doença

Por Das Agências
09/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As autoridades da província de Alberta, oeste do país, informaram ontem sobre a primeira morte vinculada à gripe suína no Canadá.

A vítima é uma mulher de cerca de 30 anos que não esteve no México e também não viajou para nenhum outro país que tenha casos da doença. O Canadá já relatou 214 casos confirmados de gripe suína.

Ontem, ministério japonês da Saúde anunciou os três primeiros casos no país. Os infectados são um professor de 40 anos e dois estudantes, que chegaram na semana anterior da cidade americana de Detroit.

As autoridades sanitárias dos Estados Unidos informaram ontem que os casos confirmados de gripe A H1N1 chegam a 1.639; 743 a mais que na véspera em 43 Estados, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Enfermidades). Assim, os EUA têm mais casos confirmados do que o México, que até o momento era considerado o país mais afetado pela epidemia. O México conta com 1.204 casos, segundo o último balanço do governo.

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou ontem que o país ainda não está livre do problema da gripe suína, advertindo sobre a possibilidade de uma epidemia mais virulenta mais adiante.

"Vimos que o vírus não foi tão violento como temíamos a princípio, mas não estamos livres do problema. Ainda devemos tomar precauções", afirmou.

O presidente também felicitou ontem os funcionários do CDC pelo trabalho realizado para conter a epidemia de gripe A H1N1.

Até o fechamento desta edição, a OMS havia informado a ocorrência de 2.500 casos da gripe suína, em 25 países. O balanço não contabiliza a morte ocorrida no Canadá e tampouco as novas ocorrências registradas no México e Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;