Política Titulo Debutante
Luizinho Tortorello mira herança eleitoral da família para se eleger

Por vaga na Câmara Federal, democrata busca votos do pai e do irmão

Por Júnior Carvalho
Especial para o Diário
19/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Filho do prefeito de São Caetano Luiz Olinto Tortorello (morto em 2004), Luizinho Tortorello (DEM) projeta absorver votos que o pai e o irmão e ex-deputado estadual Marquinho Tortorello (PPS) tiveram durante a vida pública para conquistar vaga na Câmara dos Deputados.

Candidato de primeira viagem, Luizinho reconhece a dificuldade em alcançar assento em Brasília, mas destaca a herança eleitoral deixada pelos familiares para obter êxito na disputa. “Ninguém entra num jogo parar perder. Sei que é difícil, mas tenho recebido carinho muito grande por onde tenho passado, não só em São Caetano”, frisa o democrata, que alega manter contatos com aliados do Interior.

No pleito de 2012, Luizinho se filiou ao PTB a fim de disputar o Paço, mas acabou coordenando o projeto de Regina Maura (ex-PTB, hoje sem partido) rumo ao Palácio da Cerâmica. Deixou o partido no ano seguinte.

O objetivo de Luizinho é findar a ausência do clã Tortorello nos holofotes da política. Parlamentar por duas vezes entre 1999 e 2007, Marquinho foi o último integrante da família a ter mandato eletivo. O popular-socialista não conseguiu se reeleger, em 2006. Irmão do ex-prefeito, Jayme Tortorello (ex-PT) tentou, sem sucesso, vaga na Câmara em 2012. Quatro anos antes, o ex-petista foi derrotado na disputa pela Prefeitura pelo hoje secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB). O único a ocupar cargo na administração pública é Pádua Tortorello (PSC), que é articulador do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) junto à Câmara.

PROPOSTAS
Luizinho destaca que, se eleito, priorizará projetos destinados à Educação. O democrata sustenta a necessidade de pressionar o Ministério da Educação para melhorar a carreira de professores, com reciclagens e valorização da jornada de trabalho. “Um professor aplica prova na sala de aula e usa seu tempo de descanso em casa para corrigi-las, sem receber nada a mais. Essa postura tem que ser mudada.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;