Setecidades Titulo Religião
Panfletagem anuncia festa em homenagem a São Jorge

Fiéis do santuário dedicado ao santo guerreiro, em Sto.André, circularam pela Vila Pires

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
21/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A comunidade do santuário dedicado a São Jorge na Vila Pires, em Santo André, realizou caminhada na tarde de ontem para entrega de 2.000 panfletos e 1.000 cartazes pelo bairro, após cancelamento da cavalgada prevista pela igreja. A ação dos fiéis teve como objetivo divulgar a programação da 4ª festa para homenagear o santo guerreiro.

O grupo percorreu as principais vias da Vila Pires colocando panfletos com a programação da tradicional festa nos portões das casas e distribuindo aos pedestres. O evento foi encerrado com missa, às 19h30, que marca início do tríduo de preparação para o dia de São Jorge, comemorado na quarta-feira.

Morto no ano 300 d.C. (depois de Cristo) após ter se negado a dizer que não seguia os ensinamentos de Jesus, São Jorge é um dos santos mais populares do País. “Ele vai com sua espada à frente, abrindo caminhos e portas fechadas”, destaca a comerciante Rosmari Antonieta Renosto, 59 anos. A devota é ministra da Eucaristia e acredita que o santo atende a todos os pedidos.

São Jorge era soldado no Império Romano em época em que os cristãos eram perseguidos. Por isso, sua história é tida como exemplo para a população, destaca o padre Bruno Marques. “Temos de ser como ele, evangelizadores e destemidos na luta pelo nosso ideal.”

Para o engenheiro civil Daniel Rodrigues da Silva, 49, as festividades são momento de agradecer pela ajuda e força recebida no dia a dia. O morador da Vila Curuçá destaca frequentar o espaço há dois anos.

A nutricionista Vera Serra, 51, estava em almoço com a família quando descobriu a igreja dedicada ao seu santo protetor, na tarde de ontem. “Sou devota de São Jorge há muito tempo e vou para o Rio de Janeiro todos os anos para celebrar o dia dele porque não sabia que tinha aqui”, diz a moradora da Vila Gilda.

Na quarta-feira, a programação começa às 6h com alvorada festiva, missa dos trabalhadores e oração pelos desempregados. Às 9h será realizada missa da prosperidade, às 12h haverá celebração de proteção com a bênção da espada de São Jorge e, às 15h, missa da saúde com a bênção da capa do santo. O ponto alto da data será às 19h30, com missa dos impossíveis e procissão luminosa.

No dia 27 de abril, às 12h, tradicional feijoada dedicada a São Jorge encerra as festividades. O santuário fica na Rua Jurubatuba, 275. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;