Internacional Titulo
Cientistas esperam nova Era Glacial daqui a 15 mil anos
Por Da AFP
09/06/2004 | 12:01
Compartilhar notícia


Cientistas do Instituto Alfred Wegener de Pesquisa Antártica, de Bremerhaven (Alemanha), afirmaram nesta quarta-feira que a próxima Era Glacial deve acontecer dentro de 15 mil anos — se o homem não acelerar o processo.

O prognóstico é um dos primeiros resultados da perfuração da calota polar efetuada recentemente na Antártica, que revelou o histórico do clima do planeta nos últimos 740 mil anos.

Segundo os especialistas, durante o período analisado foram registradas oito eras glaciais e oito eras temperadas na Terra. Este é o maior registro contínuo do clima do planeta com base na pesquisa das calotas polares.

Os cientistas continuarão perfurando os últimos 100 metros de gelo que restam sobre a massa rochosa do continente antártico para pesquisar outros 200 mil anos da história do clima.

Entre outras descobertas, os cientistas comprovaram que a concentração de gás carbônico na atmosfera em eras glaciais anteriores era de 220 partes por milhão e em eras de temperaturas quentes de 280 ppm. Desde 1750, a industrialização elevou a concentração a 370 ppm, o maior nível registrado nos últimos 500 mil anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;