Nacional Titulo
Relator apresenta na terça parecer do Estatuto do Desarmamento
Da Agência Brasil
11/10/2003 | 13:48
Compartilhar notícia


O relator do Estatuto do Desarmamento, deputado Luiz Eduardo Grenhalgh (PT-SP), apresenta seu parecer à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados na próxima terça-feira.

Grenhalgh decidiu abrir uma exceção na regra que torna inafiançável o crime de porte ilegal de armas. Ele citou como exemplo o caso de pessoas que estiverem com o documento de porte de arma vencido. Nesse caso, o infrator poderá ser liberado da prisão mediante pagamento de fiança.

Nos outros pontos do Estatuto, o deputado Grenhalgh retomou o texto aprovado no Senado, como a idade mínima de 25 anos para o porte de armas e o referendo em 2005, no qual a população vai responder se quer ou não a proibição do comércio de armas e munição no país.

Apesar de pesquisa do IBGE apontar que 87% da população é a favor do desarmamento, há forte resistência ao Estatuto no Congresso Nacional, principalmente por parte da bancada do Rio Grande do Sul, onde estão instaladas algumas fábricas de armas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;