Cultura & Lazer Titulo
Mauá tomba obra de Emeric Marcier
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
29/11/2003 | 18:22
Compartilhar notícia


A capela da Santa Casa de Mauá, com sua série de 23 belos painéis sobre passagens bíblicas do artista plástico romeno naturalizado brasileiro Emeric Marcier (1916-1990), serão tombadas em nível municipal no próximo dia 8, data de aniversário da cidade.

O tombamento é realizado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) do município, órgão criado em 2001 e presidido por Silvia Ahlers.

“A capela será tombada por conta de sua importância histórica: era da Juventude Operária Católica. Já o conjunto de pinturas de Marcier, devido à relevância artística”, disse Silvia em visita à capela com a reportagem do Diário. “O tombamento garante a preservação desse conjunto de bens culturais”.

Os painéis, feitos por Marcier entre 1946 e 1947, foram restaurados em 1995 por Marcio Leitão. Hoje, segundo Silvia, eles apresentam pequenos problemas, como as rachaduras nas paredes e descoloração causada por infiltração de água.

Departamentos da Santa Casa rodeiam a capela (inaugurada nos anos 40 com projeto de autoria desconhecida). Para ter acesso a ela é preciso passar por dentro do hospital.

Missas são realizadas no local às quintas-feiras (15h), chance para os interessados apreciarem o rico trabalho de Marcier. Pessoas que desejem ver os painéis em outros dias devem pedir autorização no hospital.

Conforme Silvia, existe a idéia da criação de uma entrada independente para a capela. “Isso é um desejo. Existe a vontade, mas não há projeto”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;