Memória Titulo
De volta ao Museu de São Caetano: era 1979

Entrevistamos, semana passada, o novo presidente (e não diretor) da Fundação Pró-Memória de São Caetano, Clovis Antonio Esteves

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Entrevistamos, semana passada, o novo presidente (e não diretor) da Fundação Pró-Memória de São Caetano, Clovis Antonio Esteves. E entre as boas novidades que Clovis passou está a de que o Museu Municipal foi reaberto e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, no Bairro Fundação.

Em 1979, o Diário visitou o museu, então localizado no bosque da Vila São José, e o repórter-fotográfico Luiz Bolfi fez um ensaio constituído de 21 fotografias em branco e preto, duas apenas publicadas na ocasião e todas as demais mantidas em negativo pelo Banco de Dados do jornal.

O Museu de São Caetano foi criado em 1959. Iniciou atividades em 1960. E fechou com a troca de prefeitos em 1961. A reabertura ocorreu em outubro de 1977, 16 anos depois.

O MUSEU EM 1979
1) Nome: Museu Oswaldo Samuel Massei.

2) Localização: Bosque da Vila São José.

3) Maquetes: Hospital Infantil Márcia Braido, Fórum, Matriz Velha, Matriz Sagrada Família, prédios públicos. As maquetes, em isopor, foram uma doação da General Motors.

4) Ofícios: correspondência do primeiro responsável do museu, José de Souza Martins, com entidades norte-americanas.

5) Atas: Câmara Municipal.

6) Flâmulas: centenário de São Caetano (1877-1977).

7) Igreja: correspondência de dom Carmine Rocco, anúncio apostólico.

8) Pôster: vista da cidade em 1953.

9) Hemeroteca: vários jornais com reportagens sobre a história da cidade.

10) Imigração: peças trazidas da Itália, entre as quais um frasco de óleo e vinagre de 1877, vasos, crucifixos, chaves, valises, fotos de família italianas.

11) Construção: telhas e tijolos de 1892 produzidos na cidade.

12) Revolução: peças pertencentes aos constitucionalistas, como bomba de arremesso aéreo, granada e capacete de ex-pracinha.

13) Fotos: movimento autonomista, futebol.

NOTÍCIA
O fechamento do museu em 1961 provocou a perda de diversas peças. O material havia sido acondicionado em caixas. Parte delas foi levada para os baixos do Viaduto dos Autonomistas e, depois, removida para a Fundação das Artes.

Um problema enfrentado na reabertura do museu: famílias que haviam colaborado para a formação do primeiro acervo, no final dos anos 1950, temiam que outras peças a serem doadas pudessem se perder.

Em 1979, Mara Cerqueira Leite era a responsável pelo museu. Filha do prefeito Raimundo da Cunha Leite, ela lutava para reerguer o museu e aumentar a sua frequência. O passar dos anos mostrou que isso de fato aconteceu.

AMANHÃ NA COLUNA
Apresentamos o novo presidente da Fundação Pró-Memória. E uma garantia: São Caetano promoverá neste ano o 10º Congresso de História do Grande ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 9 de março de 1979

Manchete - Egydio (governador) diz que o governo aceitará uma greve pacífica (dos metalúrgicos).

Santo André - Reformas da catedral do Carmo ficarão prontas apenas em 1980.

Polícia - Jovem assassinada na Imigrantes.

EM 9 DE MARÇO DE...

1829 - Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade assume o governo de São Paulo. Ele era bispo diocesano e vice-presidente da Província.

1979 - Inaugurado o Museu Ferroviário Barão de Mauá, em Jundiaí.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Hoje é o aniversário de Cachoeira Paulista e São José do Barreiro.

SANTOS DO DIA
Cândido, Catarina de Bolonha, Domingos Sávio, Francisca Romana e Gregório de Nissa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;