Economia Titulo
Joanin vai abrir supermercado em Ribeirão Pires em 2005
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
16/10/2004 | 13:36
Compartilhar notícia


A rede de supermercados Joanin vai abrir uma nova unidade em Ribeirão Pires, à rua Francisco Monteiro, no bairro Santana, até a metade do ano que vem. O prédio onde funcionará o supermercado, que abrigava a loja de materiais de construções Dólmen, será reformado e deve estar pronto em seis meses.

A unidade vai comercializar cerca de 10 mil produtos e o novo empreendimento irá gerar de 80 a 90 empregos diretos. Serão 3,5 mil m² de área construída e entre 1,5 mil m² a 2 mil m² de área destinada às vendas. A empresa não divulgou o investimento no novo empreendimento.

As obras ainda não têm data para começar. “Vamos adaptar e ampliar o espaço. Acredito que em seis meses a loja estará pronta”, disse Rubens Castaldelli Júnior, gerente comercial da rede, que pertence à Comercial Oswaldo Cruz Ltda.

A rede de supermercados Joanin tem 14 pontos de venda e dois centros de distribuição. São seis lojas em São Caetano, duas em São Bernardo, duas em Diadema, duas em Santo André e duas em São Paulo. A rede emprega cerca de 950 pessoas.

O faturamento bruto da Comercial Oswaldo Cruz Ltda. no ano passado foi de R$ 120 milhões – a empresa, que estava na 61ªcolocação no ranking Quem é Quem no Grande ABC referente a 2002, ficou em 51º lugar no referente ao ano seguinte. A loja matriz de São Caetano; a unidade da rua João Firmino, em São Bernardo; e a unidade de São Mateus, em São Paulo, têm o melhor faturamento da rede, com média de R$ 14 milhões anuais.

Segundo o gerente administrativo da rede, Amâncio da Cruz dos Santos, a empresa não tem planos a curto prazo para novas unidades, além do ponto de vendas de Ribeirão Pires. “É a nossa prioridade. Gostaríamos de abrir uma loja em Mauá, mas não há nada definido. Por enquanto, é só uma vontade”, afirmou.

A empresa funciona quase que exclusivamente em prédios próprios. Uma das maiores lojas do grupo fica na Vila Conceição, em Diadema, com uma área de vendas de 600 m². A loja da rua João Firmino, em São Bernardo, foi ampliada em 2001 e conta atualmente com 2,5 mil m² de área construída.

História – A rede de supermercados Joanin foi criada pela família Castaldelli em São Caetano, em 1942, com a abertura de uma mercearia. Nos anos 50, começaram as vendas por atacado de produtos como arroz, feijão e milho, comprados no interior de São Paulo e no Paraná.

Em 1963, a empresa começou a operar na rua Oswaldo Cruz, como atacadista, e passou a se chamar Cerealista Oswaldo Cruz Ltda. Em 1988, a rede adotou a razão social que utiliza até hoje, Comercial Oswaldo Cruz Ltda. O nome Joanin surgiu em 1970, quando a empresa passou a explorar a área de supermercados.

Joanin é uma homenagem ao fundador da rede, João Castaldelli, morto em 1991, que foi marceneiro da General Motors antes de entrar para o comércio. A empresa é dirigida pela família até hoje.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;