Política Titulo
Novo comando do PT deve ser conhecido nesta 3ª
Das Agências
23/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os petistas só devem conhecer amanhã os novos dirigentes do partido, os quais serão responsáveis pelas articulações da legenda para as eleições de 2010 - a primeira sem a participação do presidente Lula nos últimos 20 anos. O PED (Processo de Eleição Direta) do PT realizado no domingo é considerado o maior processo de eleição de um partido no País. A expectativa era de que 200 mil filiados fossem às urnas.

Como a votação é manual, a apuração das cédulas deve ser finalizada apenas nesta terça-feira. No final da noite de domingo, era esperada a divulgação de uma parcial - o que não ocorreu até o fechamento desta edição.

O favorito na disputa é o ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra. Ele tem o apoio dos principais líderes do partido, como Lula, e conseguiu unir três correntes do partido: Novos Rumos, PT de Lutas e Massas e Construindo um novo Brasil. Dutra defende a aliança do partido com o PMDB, mas não descarta antigos aliados, como o PCdoB e o PSB.

Se houver segundo turno, o que é provável, Dutra deve disputar o comando do PT com o atual secretário-geral do partido, o deputado José Eduardo Cardozo (SP), que conta com o apoio do ministro da Justiça, Tarso Genro. Também estão na corrida interna Iriny Lopes (Chapa Esquerda Socialista), Markus Sokol (Chapa Terra, Trabalho e Soberania), Geraldo Magela (Chapa Movimento: Partido para Todos) e Serge Goulart (Chapa Virar à Esquerda, Reatar com o Socialismo).

Desafio - A nova direção deve tomar posse em fevereiro, durante o 4º Congresso do partido, em Brasília, quando deve ser confirmada oficialmente a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), à sucessão presidencial.

O principal desafio da nova direção, não apenas nacional, como também em relação aos comandos estaduais e municipais eleitos no domingo, é manter a legenda no poder em âmbito federal e arregimentar o maior número de Estados nas eleições de 2010, fazendo com que o partido siga com um dos maiores do País.

Ao longo do dia, os líderes do partido marcaram presença em todo o País na escolha do futuro comando do PT. A maior movimentação foi na sede do diretório nacional, em Brasília. Pela manhã, o presidente Lula votou acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, da ministra Dilma, de seu chefe de Gabinete, Gilberto Carvalho, e do atual presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;