Política Titulo
Bastos depôs, mas crise continua
Por
22/04/2006 | 08:20
Compartilhar notícia


Em vez de esgotar o assunto, como esperava o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), senadores da oposição afirmam acreditar que o depoimento do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, na Câmara aumentou as suspeitas de que ele ajudou a montar o acobertamento do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci na violação da conta do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo.

Para o senador Jefferson Péres (PDT-AM), faltou Bastos explicar por que acompanhou o criminalista Arnaldo Malheiros à casa de Palocci. “Indicar um advogado amigo, tudo bem, é normal. Agora, acompanhá-lo na conversa com o cliente reforça a suspeita de o ministro participou da estratégia de defesa”, alegou.

O senador disse não saber se é real a segurança demonstrada pelo ministro diante dos parlamentares, depois de ter visto a mesma performance nas negativas do próprio Palocci, do ex-deputado José Dirceu (PT-SP) e do ex-secretário nacional de Finanças e Planejamento do partido Delúbio Soares. “Todos eles foram muito firmes na negativa derrubada pouco depois por documentos e testemunhas”, lembrou.

O requerimento do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), convidando o ministro para falar no plenário só será votado depois de examinadas duas medidas provisórias que obstruem a pauta. Virgílio disse ser esta a chance de Bastos “defender-se como cidadão, que, em vez de cumprir com o papel de ministro, teria procurado defender envolvidos em atividades que ferem os princípios constitucionais”.

No entender do presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), além de não dar explicações convincentes, o depoimento de Bastos na Câmara foi tumultuado. O que, acredita, deixou a sociedade sem respostas. “Os senadores têm, portanto, obrigação de questioná-lo o quanto antes”, defendeu.

“Ele tem demonstrado ser um excelente advogado e um ministro da Justiça ausente, não tem se ocupado da pasta, tem sido um criminalista a serviço de Lula e de seu governo”, criticou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;