Esportes Titulo
Brasileiros dominam Libertadores nos anos 90
Do Diário do Grande ABC
17/06/1999 | 00:35
Compartilhar notícia


O título conquistado pelo Palmeiras, na noite de quarta, foi o 11º de um time brasileiro na Taça Libertadores da América. Nos anos 90, o futebol do Brasil é o de melhor retrospecto no continente. Das 11 conquistas das equipes do País, seis delas foram na atual década. O Alviverde é o sétimo brasileiro a ser campeao da principal competiçao sul-americana.

É o terceiro título consecutivo de um time do Brasil. Apenas os argentinos têm mais conquistas do que os representantes do país vizinho: 17 títulos. Os uruguaios, que até o início desta década ocupavam o segundo lugar nesse ranking, estacionaram nos oito.

Quando começou a década de 90, a presença brasileira na relaçao dos títulos da Libertadores era modesta. Apenas Santos (1962/63) Cruzeiro (1976), Flamengo (1981) e Grêmio (1983) haviam conquistado a taça. A fase de supremacia das equipes do País foi iniciada pelo Sao Paulo.

O Tricolor, dirigido por Telê Santana e comandado em campo pelo meia Raí, foi o campeao da ediçao de 1992 e repetiu a dose na de 1993. Dois anos depois, Luiz Felipe Scolari levava o Grêmio a igualar-se a santistas e sao-paulinos, com dois títulos.

Em 1997, a esse seleto grupo de duas conquistas somou-se o Cruzeiro, entao comandado por Paulo Autuori. Um ano depois, era a vez de o Vasco comemorar o título pela primeira vez, sob a direçao do técnico Antônio Lopes.

A seqüência dos brasileiros prossegue este ano, com o feito, inédito, do Palmeiras. Passam a ser cinco, portanto, o número de conquistas de equipes de Sao Paulo no torneio que habilita o campeao a decidir o Intercontinental, em Tóquio, com o vencedor da Copa dos Campeoes da Europa. Neste ano, o jogo será no dia 30 de novembro, contra o Manchester United.

Essa fase de domínio dos times do Brasil repetiu-se nas outras competiçoes de clubes da América do Sul. O Cruzeiro foi bicampeao da Supercopa, em 1991/92, e o Sao Paulo venceu a ediçao de 1993, em decisao diante do Flamengo. Na primeira Copa Mercosul, no ano passado, o Palmeiras superou os cruzeirenses nas finais. E na Copa Conmebol já foram campeoes o Atlético-MG, em 1992 e 1997, o Botafogo, em 1993, o Sao Paulo, em 1994, e o Santos, em 1998.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;