Setecidades Titulo
Faltam clássicos da literatura nas bibliotecas do Grande ABC
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
16/11/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


Os vestibulandos da Fuvest e Unicamp deste ano tiveram dificuldade para encontrar, nas bibliotecas públicas da região, a lista dos clássicos da literatura exigida dos estudantes nas provas.

Os livros para os próximos três vestibulares (2010, 2011 e 2012) são: A Cidade e as Serras, de Eça de Queiroz; Antologia Poética, de Vinícius de Moraes; Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente; Capitães da Areia, de Jorge Amado; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Iracema, de José de Alencar; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; O Cortiço, de Aluísio de Azevedo; e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. "São obras trabalhadas no Ensino Médio e que têm uma temática ligada às questões sociais", comentou Daniel Gonçalves Perez, professor de literatura.

O Diário visitou pelo menos uma biblioteca em cada cidade do Grande ABC e constatou que faltam títulos comuns como Capitães da Areia e Vidas Secas, não encontrados na Biblioteca Municipal Cecília Meireles, de Mauá, e na Biblioteca Eldorado, em Diadema.

Antologia Poética, de Vinícius de Moraes, não foi encontrado em quatro bibliotecas (ler texto na página 3).

A Cidade e as Serras não foi encontrado no Rudge Ramos, em São Bernardo. "Obras como essas são sempre doadas às bibliotecas. Infelizmente, no Brasil as pessoas doam livro para se ‘livrar' do objeto e não com o intuito de doar cultura", declarou Mateus Prado, ex-chefe do sistema de bibliotecas de Mauá.

ACERVO E FREQUÊNCIA - Com exceção de Mauá, que não enviou os dados, a região possui 32 bibliotecas públicas. Todas dependem de doações para sua manutenção.

A quantidade de usuários cadastrados varia muito de cidade para cidade. Das bibliotecas visitadas, tem-se: Biblioteca Municipal Nair Lacerda, com acervo de 86.766 livros, incluindo os espaços de pesquisa e o circulante, 67.942 pessoas fazem uso ou já fizeram do local. Em Diadema, foram cadastrados, desde 2007, 8.168 sócios. Na Central, o acervo é de 36.067 livros; em Eldorado, são 5.618 livros disponibilizados para 834 usuários.

Na Biblioteca Monteiro Lobato, em São Bernardo, cujo acervo é de 40.108 livros, a frequência média de pessoas é de 6.300. Em São Caetano, a Biblioteca Paul Harris tem 29.362 sócios e 14 mil pessoas passam por mês, em média. O acervo dela é de 27.450 títulos.

A única unidade de Ribeirão Pires, com cerca de 45 mil obras, possui 10.575 sócios. No mês de outubro, atendeu 1.225 pessoas, sendo 613 para empréstimo de livro e outros 190 em pesquisa local.

Na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, também única de Rio Grande da Serra, estão disponíveis 2.650 livros. Possui 1.817 usuários e cerca de 100 pessoas passam pelo local por mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;