Setecidades Titulo
Chuva provoca estrago e avenida de Sto.André ‘perde’ asfalto
Gabriel Batista e Fabio Leite
Especial para o Diário
17/12/2005 | 08:25
Compartilhar notícia


Com a chuva de sexta-feira, a lateral do canteiro do córrego da avenida Engenheiro Olavo Alaysio de Lima cedeu à pressão da água e deslizou para a calha do rio, no bairro Utinga, em Santo André. Devido à erosão, um bloco de 15 m por 1,5 m de asfalto da avenida rachou e afundou, separando-se do resto do pavimento. Quase toda a faixa do guard-rail do quarteirão, que fica entre as ruas Alemanha e Japão, foi parar no leito do rio.

Moradores ouviram o estrondo por volta das 17h, “quando a chuva deu uma pausa”, de acordo com o aposentado Edivaldo dos Santos, 69 anos, que vive em casa quase em frente do ponto da erosão. Ele acredita que a terra do canteiro que deslizou para o curso do rio provocou o alagamento que tomou o trecho da avenida. A casa do aposentado ficou cheia d‘água.

Agentes da Defesa Civil de Santo André foram até o local e interditaram a área para o trânsito, o que causou transtorno no horário do rush. O chefe da Defesa Civil do município, Rafael Neves, disse que “provavelmente” a lateral do córrego cedeu à pressão da água. “Amanhã (neste sábado) haverá uma análise mais completa”, disse Neves.

São Bernardo – Na avenida Redenção, no Jardim do Mar, em São Bernardo, a chuva de sexta-feira fez os moradores de três casas lembrarem de um problema antigo e bastante recorrente. A água que caiu transbordou a canalização de esgoto obstruída há pelo menos um mês, segundo eles, e invadiu as residências. O refluxo subiu pelos vasos sanitários e ralos e se espalharam rapidamente por outros cômodos da casa.

“Cheguei em casa no fim da tarde e encontrei minha casa tomada pela água do esgoto. Está um mau cheiro horrível”, contou o comerciante Hélio Antônio Salvador, que passou a noite de sexta-feira limpando a casa e contabilizando os prejuízos materiais. “O carpete de madeira dos quartos, o sofá, minha estante, foi tudo atingido”, completou.

Com a casa menos afetada, mas um tanto quanto indignado, o vizinho Bruno Lucarini afirmou que já procurou a Sabesp há dez dias, mas até agora não teve o problema sanado. “Essa é uma situação problemática e teria de ser vista com urgência”, lamenta. Segundo a Sabesp, o trecho da rede já foi inspecionado e apresenta problemas por estar deteriorado. A empresa negou que a canalização esteja obstruída e garantiu que ela será consertada ainda neste sábado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;