Internacional Titulo
Transplante devolve visão a californiano depois de 42 anos
Do Diário OnLine
25/08/2003 | 11:19
Compartilhar notícia


O californiano Mike May, 45 anos, cego desde os três, foi submetido a um transplante de células tronco há dois anos e voltou a enxergar, segundo um estudo publicado na revista ‘Nature Neuroscience’.

May ficou cego de um olho e perdeu o outro em um acidente quando tinha três anos. Apesar de manter certa sensibilidade à luz, ele não conseguia ver formas nem contrastes, disse a BBC.

Na operação, foram transplantadas células tronco da córnea (parte do olho que reveste a íris e a pupila) e do limbo (parte transparente do olho por onde a luz entra) para o olho direito de May.

Cinco meses após a cirurgia, May já conseguia perceber movimentos leves de uma barra e era capaz de reconhecer formas simples como círculos e quadrados. Depois de dois anos, ele consegue ver formas, cor e movimentos quase normalmente, mas sua percepção tridimensional é precária e ele tem dificuldades para reconhecer rostos e objetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;