Internacional Titulo
Putin e Bush se encontram na Eslovênia
Por Das Agências
16/06/2001 | 15:24
Compartilhar notícia


O presidente americano George W. Bush e o presidente russo Vladimir Putin se encontraram neste sábado em Liubliana, na Eslovênia. Durante a reunião, eles discutiram principalmente as questões comerciais internacionais.

Bush disse que a Rússia "tem que ser admitida" na Organização Mundial do Comércio (OMC) e os Estados Unidos a apoiarão. Ele também falou sobre uma intensificação da cooperação econômica com a Rússia e declarou que estava disposto a enviar a Moscou os secretários americanos do Tesouro e do Comércio.

"Devemos continuar o diálogo, estou portanto disposto a enviar rapidamente o secretário Paul O'Neill (do Tesouro) e o secretário Donald Evans (do Comércio) para continuar nossas discussões", declarou Bush. De acordo com o presidente americano, Putin "concorda com esse ponto de vista".

O presidente Bush reforçou que confia em Putin. Ele disse que tinha convidado o presidente da Rússia para ir aos Estados Unidos e até ao seu próprio rancho. Por sua vez, Putin retribuiu dizendo também que tinha convidado Bush à Rússia e a sua própria casa. "Não convidaria a meu rancho alguém em quem não confiasse", explicou Bush.

Putin disse neste sábado que o discurso feito por Bush nesta sexta-feira, em Varsóvia, era “uma boa base” para as negociações em matéria de segurança européia. Por sua vez, Bush acredita que irá descobrir que tem muitas coisas em comum com Putin. Ele disse que está "honrado" pelo fato de Putin ter aceitado a reunião. "Sei que o calendário era incômodo para ele", afirmou.

No castelo de Brdo, a 30 km ao norte de Liubliana, a capital eslovena, os dois dirigentes posaram para os fotógrafos, relaxados e sorridentes, antes de entrar nos salões onde acontecem as reuniões. A reunião vai se centrar, particularmente, nas divergências sobre a instalação dos sistemas de defesa antimísseis e a ampliação da OTAN.

Antes de se reunir com Putin, o presidente americano se encontrou com o primeiro-ministro esloveno, Janez Drnovsek, e com o presidente da Eslovênia, Milan Kuçan, que receberam Bush e sua mulher Laura no aeroporto de Liubliana.

O castelo de Brdo é considerado o mais belo edifício oficial do governo esloveno. Este castelo, cuja construção remonta a meados do século XVI, em geral é utilizado quando a Eslovênia recebe um convidado importante. Já contou com as visitas do príncipe Charles da Inglaterra, o papa João Paulo II, o tenor italiano Luciano Pavarotti, o ex-número um soviético Mikhail Gorbachov, o ex-chanceler alemão Helmut Kohl e o também ex-presidente americano Bill Clinton.

De arquitetura sóbria, com duas torres em ponta, em 1935 se transformou em propriedade da família real dos Karadjordjevic, para ser recuperado como residência de verão do presidente Josip Broz Tito depois da Segunda Guerra Mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;