Palavra do Leitor Titulo
Trabalhar pelo sucesso da comunidade

No sábado, ocorreu a primeira edição - por isso, uma ação considerada piloto - da Rede Social Braskem...

Dgabc
25/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

No sábado, ocorreu a primeira edição - por isso, uma ação considerada piloto - da Rede Social Braskem. Com apoio da Copafer (materiais de construção) da MRH Engenharia (mão de obra profissional) e de um grupo de voluntários, moradores do entorno do Polo Petroquímico do Grande ABC, a atividade social teve por objetivo promover melhorias físicas na Escola Estadual Maria Josefina Flaquer, no Bairro Silvia Maria, em Mauá.

Tivemos dez profissionais da MRH, entre eletricistas, pedreiros, marceneiros e encanador, que atuaram em questões estruturais, identificadas durante uma visita técnica prévia. Somente no sábado, esses profissionais instalaram traves nas quadras, que já representavam risco de segurança aos alunos, instalaram ventiladores nas salas de leitura e placa de identificação na fachada da escola, tanquinho na cozinha dos professores, deram manutenção e parafusaram cadeiras, trocaram fechaduras, luminárias e lâmpadas e substituíram vasos quebrados nos banheiros masculino e feminino que, agora, também ganharam as tampas plásticas. Os riscos a que os alunos estavam expostos nesses banheiros eram enormes. Em outra frente de atuação, os voluntários, convocados por lideranças políticas e comunitárias da cidade, atuavam na pintura do muro externo e da mureta da quadra esportiva. Foi uma oportunidade extraordinária de dialogar com representantes das comunidades e com os moradores do entorno e, desta forma, buscar também a licença social de operação para nossas plantas industriais.

E assim agem as empresas atentas ao desenvolvimento de seus negócios: abrindo canais de diálogo com as comunidades do entorno, participando de projetos e interagindo com os moradores. A Braskem entende como estratégico o fortalecimento e o sucesso das comunidades localizadas no entorno de suas operações; é uma forma de devolver a acolhida dessas comunidades, de pensar conjuntamente as soluções e de vencer os desafios que se colocam. Por meio desta interação, podemos acessar juntos os poderes públicos municipais e estaduais, por exemplo, para cobrar respostas para questões de Saúde e Segurança pública, Educação, Habitação etc. Comunidades são verdadeiros tesouros, cujas preciosidades estão espalhadas pelas casas. É o que nos ensina um dos mais respeitados sociólogos da atualidade, Zygmunt Bauman, no trecho de abertura de seu livro intitulado Comunidade - a Busca por Segurança no Mundo Atual.

Agora é hora de avaliar os resultados da ação piloto e já pensar na próxima, buscando também o comprometimento de pais e professores, da direção da escola e de alunos. Além disso, de buscar novos parceiros para a rede social que, por enquanto, é de intervenção física. Não resolvemos todos os problemas da escola Maria Josefina Flaquer, mas esperamos que as sementes ali plantadas sejam duradouras, que os alunos percebam a importância desse seu espaço social, para sua formação escolar e desenvolvimento enquanto cidadãos.

Lucélio de Morais é gerente de relações institucionais Sudeste da Braskem.

PALAVRA DO LEITOR

Torcida

O fundamental de uma ação social como esta que presenciamos neste sábado ensolarado é trazer melhorias para o bairro e para as pessoas mais carentes. Essa é uma maneira muito interessante de ajudar o próximo. O Diário está de parabéns pela iniciativa. Eu torço para que, em futuro próximo, o bairro Utinga seja contemplado mais vezes com o Diário do Grande ABC nos Bairros.

Lorena Souza, 16 anos, estudante

Ação

A sociedade tem que ajudar os mais necessitados, desde que seja com doações ou com trabalho. Não podemos cruzar os braços e ficar esperando as melhorias caírem do céu. Por isso, faço frente para qualquer mutirão e não tenho medo de encarar o sol forte ou o frio.

Conceição Aparecida Palhota, 56 anos, líder comunitária

Utinga

No nosso bairro existe a carência de várias coisas, mas o importante é não desistir. Precisamos manter firme a luta para conquistarmos mais e mais melhorias que beneficiem os moradores. Vamos continuar na batalha.

Manoel Antonio, 57 anos, soldador

Lazer

A região necessita de mais investimento no social, as crianças precisam de mais lugares para se divertir. Veja como os brinquedos estão lotados: essa procura demonstra o quanto as crianças aproveitam quando têm oportunidade como essa.

Renata Alves, 30 anos, dona de casa

Escola aberta

As famílias do bairro Utinga precisam saber que aos fins de semana a escola está aberta para ser usufruída por todos. Aqui na Camilo Pedutti oferecemos cursos de artesanato, de beleza, além de espaço para brinquedoteca e videogame. Outra informação de suma importância é que as matrículas estão abertas para o Ensino de Jovem e Adultos.

Maria Rita Serrano, 41 anos, coordenadora da Escola da Família

Teatro

Achei sensacional a apresentação da peça de teatro Jabuti não sobe em árvore. As crianças precisam muito entender sobre os assuntos reciclagem e desperdício.

Pedro Martins, 35 anos, metalúrgico

Futuro

As crianças precisam entender desde pequenas que o desperdício pode ser um fator prejudicial para o futuro do planeta.

Edna Castro, atriz

Reforma

São necessárias mais ações como essa reforma na Escola Estadual Maria Josefina Flaquer, no bairro Silvia Maria, em Mauá. Ajudar nesse trabalho não prejudica ninguém; essa pode ser uma pequena contribuição que estou dando para os mais jovens, que precisam hoje da escolha, como eu próprio e os meus filhos precisamos no passado.

Pedro Alves, 49 anos, voluntário

Todos juntos

Vimos que as escolas precisam de reformas pontuais e decidimos optar por esse modelo de projeto social. O importante é contar com a ajuda da população na hora de realizar as melhorias, mas também temos profissionais especializados para serviços mais complexos.

Lucélio de Moraes, porta-voz da Brasken

Saúde

Fiquei assustada após medir a pressão arterial. O resultado não foi novidade, mas mostrou que ainda está um pouquinho fora da normalidade. Eu pensei que estava melhor, mas vou procurar um médico durante a semana; ainda bem que passei aqui.

Analita da Silva, 75 anos, aposentada

Exemplo

A interação entre as empresas, a população e o poder público é uma das formas de realizar melhorias para a população. Tomara que esse projeto seja expandido. Se depender de mim e também da minha vontade, com certeza vamos melhorar a vida de outros estudantes.

Átila Jacomussi, vereador de Mauá




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;