Internacional Titulo
Responsável pelo ataque que matou Vieira de Mello é condenado
Por Da AFP
21/04/2006 | 15:22
Compartilhar notícia


O responsável pelo atentado de 19 de agosto de 2003 contra a sede das Nações Unidas em Bagdá, que causou a morte de 22 pessoas, entre elas o brasileiro Sergio Vieira de Mello, foi preso e condenado à morte. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo representante da ONU para os Direitos Humanos no Iraque, Gianni Magazzeni.

Segundo Magazzeni, o responsável pelo ataque é acusado de pertencer à rede terrorista Al Qaeda. Ele foi julgado e condenado por um tribunal iraquiano.

Depois da morte de Sergio Vieira de Mello, que ocupava o cargo de Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, as Nações Unidas decidiu retirar do Iraque boa parte de seu pessoal.

O brasileiro, formado em filosofia na Universidade de Sorbonne, em Paris, exerceu toda a carreira profissional nas Nações Unidas. Ele desempenhou importantes papéis na ONU, como administrador da crise no Timor Leste e administrador provisório de Kosovo. Foi também o principal assessor da Força das Nações Unidas no Líbano (FINUL) entre 1981 e 1983, no momento da invasão israelense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;