Economia Titulo
Lula inaugura plataforma que leva Brasil à auto-suficiência de petróleo
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
21/04/2006 | 15:03
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta sexta-feira a plataforma P-50 na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, cuja produção dará condições para que o Brasil atinja a auto-suficiência de petróleo.

Maior unidade de produção em operação no país, a P-50 adicionará 180 mil barris diários à produção nacional de petróleo, o correspondente ao volume de 15 piscinas olímpicas. Dessa forma, o país passará a produzir cerca de 1,92 milhão de barris/dia, acima da demanda de 1,8 milhão de barris.

De acordo com o conceito adotado pela Petrobras, a auto-suficiência é a disponibilidade de petróleo produzido nos campos nacionais, em volume igual ou superior ao consumo e à capacidade de refino do país para atender à demanda do mercado brasileiro.

Além de produzir petróleo, a P-50 terá capacidade de comprimir seis milhões de metros cúbicos de gás natural e de estocar outros 1,6 milhão de barris de petróleo.

As obras para a construção da plataforma custaram pouco mais de R$ 1,3 bilhão e geraram quatro mil empregos diretos e outros 12 mil indiretos. A P-50 tem 337 metros de comprimento, calado (área submersa) de 21 metros e 55 metros de altura — o equivalente a um prédio de 18 andares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;