Economia Titulo
Mais dois bancos concedem empréstimos a aposentados
Por Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
Com AE
15/02/2005 | 14:37
Compartilhar notícia


Dois novos bancos – o BMC e o Pine – passaram a conceder empréstimos consignados – com desconto no benefício – para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Apesar de as instituições terem obtido permissão para trabalhar com a modalidade no final do ano passado, só começaram a oferecer o serviço na semana passada.

Com esses dois, são 11 os bancos credenciados a emprestar com juros mais baixos para aposentados e pensionistas – os outros nove são BGN, BMG, Bonsucesso, Cacique, Caixa Econômica Federal, Cruzeiro do Sul, Panamericano, Paraná Banco e Schahin. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, outros nove bancos aguardam permissão do Banco Central para oferecer o serviço.

O programa de empréstimo para beneficiários do INSS foi lançado em maio de 2004 pelo governo federal. No acordo com as instituições, o ministério determinou que as parcelas para pagamento do crédito não podem ultrapassar 30% do valor total do benefício e que os interessados na obtenção do emprétismo não precisavam ser correntistas dos bancos autorizados. Além disso, o ministério sugeriu que os juros cobrados variassem entre 1,75% e 3,15% ao mês. No mercado, os juros são, em média, de 5%.

Na segunda-feira, o INSS decidiu limitar a 36 meses o prazo para o pagamento do empréstimo pessoal. O objetivo da medida, segundo o instituto, é proteger o segurado, evitando que fique comprometido com uma dívida com aval da Previdência por longo período.

O banco BMC, com raízes em Fortaleza (CE), possui uma única agência no Grande ABC, no centro de São Bernardo. A instituição oferece taxa de juros de 3% ao mês, independentemente do número de parcelas. A TAC (Taxa de Abertura de Crédito) é de R$ 52, e o prazo para pagamento é até 36 meses. O telefone para informações é 0800-7099100 e todo o processo de empréstimo pode ser feito pela central de atendimento.

O Pine parcela em até 48 meses, mas não informou a variação da taxa de juros nem valor da TAC. Assim como a maioria dos bancos que concedem esse tipo de empréstimo, a instituição encaminha os clientes para representantes em suas regiões. O telefone para informações adicionais é 0800-7707876.

O Grande ABC tem 300 mil aposentados e pensionistas. Para a região, a Caixa Econômica Federal – banco que mais concede empréstimos pela modalidade no país –, já liberou R$ 6 milhões em 2,3 mil operações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;