Memória Titulo
Juninho Paulista, para sacudir a memória do DER

Na história do Esporte Clube DER, de São Bernardo...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Na história do Esporte Clube DER, de São Bernardo, a presença do menino Juninho. Aqui está ele com a faixa de bicampeão de juniores da cidade em 1990 e 1991, em jogo-festa disputado no Baetão.

Osvaldo Giroldo Júnior, o Juninho Paulista, é paulistano. Quando da foto, jogava no Ituano. Dois anos depois participou da jornada que levou o São Paulo FC a conquistar a Supercopa Libertadores 1993 e o Mundial Interclubes. Do Baetão para a glória e para a Seleção Brasileira. E para o Exterior. O jornal inglês The Sun considerou Juninho o melhor jogador brasileiro com passagem pelo futebol da Inglaterra.

E o EC DER? Mantém a dignidade. Fundado em 25 de janeiro de 1953, é um dos clubes mais tradicionais de São Bernardo, com sede própria a meio caminho entre o Centro da cidade e a Via Anchieta. Na presidência, um descendente dos fundadores, Frutuoso de Lima Neto. 

Na ação com a comunidade, Valter Jacinto, o Valtão, irmão do Paulão nosso colega da manutenção do Diário. E o braço-direito do Valtão, o filho Lucas, universitário e atleta, campeão paulista de arremesso de peso. Eles cuidam da memória do bairro. Perto da sede, no campinho do bairro, os futuros Juninhos.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 19 de janeiro de 1982

Manchete - Suspeita de sabotagem na tragédia de Sete Quedas. Cabos de aço que sustentavam a ponte pênsil da cidade turística romperam, com 11 mortes e uma média de 45 desaparecidos.
Carnaval 82 - Trio elétrico de Dodô e Osmar desfila em Santo André e São Caetano. O trio veio de Salvador e tocou frevo da Avenida Goiás ao Centro de Santo André.
Editorial - Dever da polícia é caçar marginais, somente
Política - PTB elege diretório e homenagem Newton Brandão, pré-candidato a prefeito.Volei masculino - Domingo, no segundo jogo, no Rio, Pirelli Santo André 3, Atlântica Boa Vista 2; na terceira partida, ontem, Atlântica (campeã) 3, Pirelli 0.
Futebol - Domingo, no Parque Antarctica, Palmeiras 1, Santo André 0, em amistoso.
Polícia - Sete presos tentam a fuga em Mauá; seis são recapturados.

EM 19 DE JANEIRO DE...
1947 - Marceneiro Armando Mazzo eleito o primeiro deputado estadual da história do Grande ABC pós-ditadura do Estado Novo, na legenda do Partido Comunista.

Trabalhadores (*)
NÚMERO DE ORDEM
59 - Joaquim dos Santos, de São Paulo (SP). Residia à Rua Anhanguera, 7. Operário.
60 - João Masson, de Pedreira (SP). Residia à Rua Uruguai, 125. Operário.
61 - Orlando Gualhardo, de Dois Córregos (SP). Residia à Rua Aracati, 739. Destilador. 
(*) Trabalhavam na Rhodia.
Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

MUNICÍPIO PAULISTA
Praia Grande. Do tupi-guarani, Peabuçu. Separa-se de São Vicente e é instalado em 19 de janeiro de 1967.

SANTOS DO DIA
Canuto, Júlio e Mario. 
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, Senhor Morto com braços articuláveis. Século 18. Madeiral (cedro) sem policromia. 
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; 
foto: Iran Monteiro; Contatos: 3326-1373 - 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;