Internacional Titulo
Economias pobres advertem sobre impactos da globalizaçao
Por Do Diário do Grande ABC
27/11/1999 | 14:36
Compartilhar notícia


Representantes dos 71 países do grupo Africa-Caribe-Pacífico (ACP) lançaram neste sábado um alerta sobre os impactos que a globalizaçao e a acelerada abertura de mercados representam para suas economias, as menores do planeta. A reuniao de cúpula está acontecendo em Santo Domingo.

Na véspera, foi aprovada uma agenda comum, que os países ACP apresentarao durante a reuniao ministerial de Seattle (Estados Unidos) na próxima semana. Nela, os presidentes das naçoes mais pobres pedem que ``nao seja tomada nenhuma medida suscetível de reduzir' o acesso e o acesso preferencial ao mercado vinculado, principalmente, ao europeu. Também pedirao, na OMC, ``um sistema de consolidaçao tarifária com uma taxa zero para os produtos vindos dos países menos desenvolvidos'.

Trinta e nove dos 48 países menos desenvolvidos do mundo pertencem à ACP, que acolhe nao apenas os países da Africa subsaariana, mas também as pequenas ilhas-estado e arquipélagos do Caribe e do Pacífico, com economias altamente dependentes de uns poucos produtos e uma escassa capacidade de manobra frente a globalizaçao.

A ACP, que está a prestes a completar 25 anos de história, foi criada em 1975 como parte do acordo de Lomé firmado nesse mesmo ano, pelo qual a Europa oferece cooperaçao humanitária, facilidades financeiras e preferências comerciais para mais de 90% dos produtos a suas ex-colônias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;