Internacional Titulo
Otan estende ataques às forças sérvias em Kosovo
Do Diário do Grande ABC
26/03/1999 | 10:06
Compartilhar notícia


Pela segunda noite consecutiva, a Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (Otan) bombardeou quinta-feira maciçamente a Iugoslávia, estendendo seus ataques - anteriormente dirigidos contra a defesa antiaérea iugoslava - às forças armadas sérvias na província de Kosovo.

Ao meio-dia desta sexta-feira, os bombardeiros B-52 norte-americanos com base em Fairford (Inglaterra) começaram a decolar para uma nova missao na República Federal Iugoslava (RFI).

Os bombardeios da noite passada, que pretendem pressionar o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, para aceitar um acordo de paz em Kosovo, atingiram alvos militares sérvios em várias cidades da Sérvia, Montenegro e Kosovo. Nenhuma das partes informou vítimas.

Segundo um funcionário da Otan, a Aliança atacou pela primeira vez as ``forças armadas sérvias' em Kosovo nao ligadas à defesa antiaérea.

O ataque às infraestruturas militares ``unicamente' em Kosovo, além da defesa antiaérea, estava previsto no plano, declarou o responsável, que lembrou que entre os objetivos dos aliados está o cessar dos combates na província.

``Nos concentramos nas forças armadas sérvias que estao sendo reunidas para investir contra os kosovares', disse quinta-feira, em Washington, o porta-voz do Pentágono, Kenneth Bacon.

Entre os ``quarenta alvos' estao ``quartéis, em primeiro lugar prédios onde estao alojados soldados, com a intençao manifesta de causar o maior número de perdas de vidas humanas', informou o estado-maior do exército iugoslavo.

Segundo fontes sérvias, três avioes da Otan foram derrubados durante os combates. A informaçao foi desmentida pela Aliança, segundo a qual todos os avioes e os pilotos ``voltaram saos e salvos a suas bases'.

Os primeiros bombardeios começaram às 16h30 de Brasília e, aparentemente, continuaram durante cerca de três horas. Em Belgrado, as sirenes anunciaram o fim do alerta aéreo às 19h27 de Brasília.

Após o início dos bombardeios, Belgrado anunciou a ruptura de suas relaçoes diplomáticas com os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França.

Os principais alvos da Aliança foram o norte de Belgrado, onde estao as instalaçoes militares, as cidades sérvias de Kosovska Mitrovica (ao norte), Kraljevo (ao sul) e Nis (a sudeste), a regiao do aeroporto de Golubovci, os depósitos de muniçoes de Danilovgrado e instalaçoes em Radovac, nos arredores de Podgorica (capital de Montenegro) e a noroeste de Pristina, capital de Kosovo.

Os jornalistas dos países-membros da Aliança foram expulsos quinta-feira da Iugoslávia, após uma ordem do Ministério sérvio de Informaçao. Uma jornalista da TV holandesa Net 5 foi seqüestrada perto de Novi Sad (norte de Belgrado), segundo responsáveis da emissora.

Enquanto isso, as forças sérvias ``continuaram intensificando' suas açoes armadas na província meridional sérvia, disse quinta-feira o comandante supremo das forças aliandas na Europa, o general americano Wesley Clark.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;