Economia Titulo
Vitória de Aznar provoca euforia na bolsa de Madri
Por Do Diário do Grande ABC
13/03/2000 | 13:00
Compartilhar notícia


A vitória do Partido Popular (PP, centro-direita) do chefe de governo espanhol, José María Aznar, nas eleiçoes deste domingo, provocou grande euforia na bolsa de Madri nesta segunda-feira, com uma forte alta do euro em Londres.

Os investidores da bolsa de Madri, satisfeitos com a vitória de um partido defensor das políticas econômicas liberais, fizeram com que a bolsa apresentasse alta de 3%, até a metade da sessao.

Companhias espanholas recentemente privatizadas, como a Telefónica e a Endesa apresentaram alta de cerca de 5%, num sinal de otimismo após o suspense sobre o alcance da vitória do PP, que finalmente obteve maioria absoluta na Câmara dos Deputados.

Até em Londres, o euro se reafirmou por causa desta vitória, entre outras razoes, informaram os especialistas do mercado de câmbio. A moeda única européia subiu até os US$ 0,972, em comparaçao com os US$ 0,961 no fechamento de sexta-feira, em Nova York.

Aznar prometeu, ao longo da campanha, que reduzirá os impostos, manterá o programa de privatizaçoes (incluindo a companhia aérea Iberia) e vai liberalizar o setor de telecomunicaçoes e de energia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;