Política Titulo
Alaíde demite último indicado de Orosco no Paço de Mauá
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A prefeita em exercício de Mauá, Alaíde Damo (MDB), demitiu ontem à tarde Fernando Coppola, o Xuxa (MDB), do comando da Secretaria de Educação. Ele era o último quadro indicado pelo ex-secretário José Carlos Orosco Júnior (PDT) em postos de destaque dentro da administração municipal.

Na semana passada, Alaíde havia exonerado nove funcionários apadrinhados pelo ex-genro dentro do Paço – entre eles, o então secretário de Obras, Gilberto João de Oliveira, e o pai de Orosco, José Carlos Orosco Roman. Xuxa, entretanto, havia ganhado sobrevida no governo interino.

Xuxa foi chefe de gabinete de Vanessa Damo (MDB) – ex-mulher de Orosco – quando ela foi deputada estadual. Ele liderava a Pasta de Educação desde o início da gestão de Atila Jacomussi (PSB) – a cessão da secretaria estava no acordo entre Atila e Orosco antes da eleição de 2016.

O Diário apurou que a demissão partiu exclusivamente de decisão do novo núcleo que comanda a Prefeitura e não teve anuência dos aliados diretos de Atila. Alaíde não informou o motivo da demissão de Xuxa.

Na semana passada, o Diário mostrou que, além de Gilberto e do pai de Orosco, foram desligados do governo Adriana da Silva Moura (assessora de gabinete na Secretaria de Obras), Samara Tavares Estrangeira (assistente de políticas públicas de Obras), Estrela Regina Magalhães (assessor de gabinete na Secretaria de Educação), Mário Marcos Xavier (chefe de núcleo na Educação), Marcelo da Silva Brito (diretor de divisão na Educação), Almack Motta Cirqueira Júnior (assistente da Educação) e Manoel Pedro Amorim, conhecido como Mané Borracheiro (gerente da Secretaria de Obras). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;