Memória Titulo MEMÓRIA
Saem as campeãs de 1988: Vila Alice em Santo André; Unidos do Casão em Diadema
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Graças aos discos e ao amplo esquema de divulgação, as músicas carnavalescas permanecem muito facilmente na memória. No passado não era assim. A popularização era mais lenta e não era incomum uma música lançada num determinado ano só fazer sucesso mais tarde, coisa de dois, três anos depois, e muitas vezes regravada, com outra letra, alguns anos depois do seu lançamento.”

Cf. Milton Parron, projeto Memória, Band 2018.

Em 1988, longe já iam os anos em que o Carnaval de Rua de Santo André tinha como grandes protagonistas Ocara e Panelinha.

Há 30 anos, Ocara convertera-se há tempos de rancho a escola de samba; já o Panelinha deixara de competir, limitando-se à formação de blocos carnavalescos espontâneos, como os que inundam o Carnaval 2018.

E no concurso do Carnaval 88, deu Vila Alice, com o Ocara ficando em segundo.

Já em Diadema, no primeiro Carnaval oficial com concurso de blocos e escolas, saiu-se vencedora maior a escola de samba do Jardim Casagrande, a Unidos do Casão, agora, em definitivo, inserida nos anais diademenses.


Em 13 de fevereiro de...


1908 –
Falece, aos 84 anos, o ex-juiz de Paz e ex-vereador Antonio Mariano Galvão Bueno, na localidade de Varginha, em Riacho Grande, São Bernardo.

1918 – Concedida licença a Dona Urania Schultz Vieira, da escola feminina da Colônia do Rio Grande, em São Bernardo.

Nota – Eram três ‘Rio Grande’ 100 anos atrás: O nome do rio mais caudaloso da região, que nasce em Paranapiacaba, corta toda a área de mananciais e deságua no Rio Pinheiros, já em São Paulo

A Estação Rio Grande, hoje município de Rio Grande da Serra

A Linha Rio Grande, hoje absorvida pelo distrito de Riacho Grande, em São Bernardo.

O termo ‘Colônia do Rio Grande’, é de se imaginar, refere-se à Linha Rio Grande, ocupada por imigrantes do Núcleo Colonial de São Bernardo e cujo vale foi inundado pela Represa Billings, formada a partir da segunda metade da década de 1920.

Informa o historiador Newton Ataliba Madsen Barbosa que quando da criação do distrito, em 1948, a antiga Vila do Rio Grande, em São Bernardo, teve o nome alterado para Riacho Grande para não se confundir com o Rio Grande da estrada de ferro.

1938 – Fundada, oficialmente, a Associação Comercial e Industrial de Santo André, hoje conhecida pela sigla Acisa – 80 anos de história.


Diário há 30 anos

Sábado, 13 de fevereiro de 1988 – ano 30, edição 6675

Manchete – Lei protege os corruptos, diz Sarney (José, presidente da República).

Preços – Venda de combustível na região cai 15% após aumento.

Diadema – Câmara Municipal aprova criação de 1.386 cargos.

Memória – Espanhóis contra os romanos. Da série fotográfica do Panelinha, de Santo André; acervo: Dr. Rubens Awada.

Polícia – Encapuzados executam comerciante no Jardim Paranavaí, em Mauá.


Hoje

Dia do Ministério Público Estadual, criado por lei de 1978

Dia Mundial do Rádio, pois foi em 13 de fevereiro de 1946 que a United Nations Rádio emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela Unesco e celebrada pela primeira vez em 2012.


Santo do dia

Ermelinda. Também conhecida como Ermenilda e Ermenegilda de Ely.Usou sua influência real para acabar com o paganismo saxônico. Faleceu em 13-2-703.

Benigno n Estevão de Rieti n Martiniano
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;