Esportes Titulo Hoje
Revelador de talentos, Jogos Abertos iniciam cercados de expectativa
Anderson Fattori
17/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Por mais que seja competição disputada em grande parte por atletas amadores ou semiprofissionais, os Jogos Abertos do Interior são celeiro do esporte brasileiro. De lá saíram – e ainda saem – diversos talentos e a expectativa é grande para saber o que a safra da temporada 2017 vai proporcionar.

São inúmeros os esportistas que foram descobertos ou iniciaram as carreiras na chamada Olimpíada Caipira. Um dos exemplos clássicos é o mesa-tenista Hugo Hoyama, que estreou na disputa aos 14 anos, defendendo São Bernardo. A saltadora Fabiana Murer, de São Caetano, também foi descoberta nos Abertos e depois se tornou o maior nome brasileiro do salto com vara, chegando ao título mundial em Daegu, na Coreia do Sul, em 2011.

Também da equipe de São Caetano, a judoca Edinanci Silva virou protagonista da modalidade com a conquista de duas medalhas de ouro em pan-americanos e dois bronzes em campeonatos mundiais. André Heller, do vôlei, também iniciou a carreira nos Abertos, defendendo a equipe de Suzano.

Neste ano, serão centenas de atletas em busca da tão sonhada medalha de ouro e também da consolidação no esporte. No total, a competição vai envolver cerca de 12 mil competidores, dos mais diferentes níveis técnicos e ambições.

Entre os grandes nomes da competição estão os ginastas Arthur Zanetti, que compete por São Caetano, e Diego Hypólito, que defende as cores de São Bernardo. Eles entram em ação hoje no primeiro dia de disputas (leia mais na página 5). Os dois fazem parte da nata do esporte brasileiro e conquistaram medalhas de prata na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Outro nome importante que está confirmado nos Abertos é o do taekwondista Maicon Siqueira, da equipe de São Caetano. Ele foi uma das grandes surpresas do time brasileiro na Olimpíada do Rio de Janeiro ao conquistar a medalha de bronze na categoria até 80 kg.
No atletismo, certamente a competição vai contar com grandes nomes, o que já é tradicional, principalmente porque São Caetano tem a base da Seleção Brasileira. Como a modalidade só começa no dia 23, na reta final dos Abertos, a lista dos competidores ainda não foi definida.

Um dos atletas que devem estar presentes é o velocista Vitor Hugo dos Santos, considerado uma das principais revelações do Brasil. Ele está recuperado de lesão muscular e deve usar a competição como preparação para 2018, quando vai intensificar os treinos para a temporada indoor (em pista coberta).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;