Política Titulo Mauá
FUABC promete pagar demitidos até dezembro

Cronograma de negociação foi apresentado pelo superintendente do Nardini a ex-funcionários da Saúde de Mauá

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
12/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Acordo entre a FUABC (Fundação do ABC), a Prefeitura de Mauá e ex-funcionários da entidade que atuavam em equipamentos de Saúde na cidade prevê que os servidores demitidos recebam os direitos trabalhistas até dezembro. O cronograma foi apresentado aos funcionários ontem pelo superintendente do Hospital Doutor Radamés Nardini, Vanderley da Silva Paula.

Ao Diário, o dirigente afirmou que o pagamento foi dividido em três períodos, de acordo com a data em que foram dispensados. Os funcionários demitidos em março receberão entre setembro e outubro. Durante os meses de outubro e novembro, será a vez dos funcionários dispensado em abril e, até dezembro, recebem os que foram exonerados em maio.

Os funcionários demitidos mais recentemente não entram nesse calendário de pagamento, segundo Vanderley de Paula. “Os desligamentos mais recentes já estamos equacionando (de imediato)”, disse.

O superintendente não soube estimar quantos funcionários integram a lista dos que receberão de acordo com esse cronograma, mas informou que o número de funcionários desligados recentemente é de aproximadamente 100 trabalhadores. As rescisões e multas contratuais somam entre R$ 1 milhão e R$ 1,2 milhão, de acordo com o dirigente do Hospital Nardini.

A promessa de pagamento faz parte da pressão que ex-funcionários do hospital submeteram a direção da FUABC e até o Paço, indicando que as demissões partem do gabinete do prefeito Atila Jacomussi (PSB) – o governo nega. Na segunda-feira, parte desses trabalhadores protestou em frente ao Hospital Nardini cobrando o pagamento dos direitos.

Na ocasião, conseguiram agendar reunião com o superintendente do complexo hospitalar para o dia seguinte. Desse encontro, o dirigente havia assegurado que apresentaria o cronograma de pagamento em nova reunião, ontem. “A nossa intenção é resolver essas questões o quanto antes. Vou conduzir todos os meus esforços para que isso aconteça. O prefeito já me adiantou que vai a Brasília buscar recursos para resolver justamente o problema da Saúde”, frisou Vanderley de Paula.

ASSOCIAÇÃO
Descontentes com a forma como o SindSaúde ABC (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Saúde do Grande ABC) vem conduzindo as negociações com a FUABC, servidores demitidos do Nardini prometem criar espécie de associação, que reuniria os trabalhadores exonerados do setor e que conduziria as negociações com a entidade.

Ao Diário, Atila já antecipou que o Paço negocia a redução de 20% do contrato com a FUABC. A entidade, por sua vez, alega que as demissões são pontuais e que fazem parte do enxugamento de gastos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;